Turismo retoma protagonismo no ‘pós’-pandemia

Os efeitos da pandemia de Covid-19 em diferentes setores da economia são conhecidos por todos. No turismo, podemos dizer que o impacto foi gigantesco, com viagens canceladas, fronteiras fechadas e reembolsos solicitados.

De acordo com estudo anual de 2022 do World Travel & Tourism Council (WTTC), feito com 185 países, antes da pandemia o turismo foi o setor que mais criou empregos no mundo, respondendo por uma em cada quatro vagas de trabalho, com cerca de 333 milhões de pessoas trabalhando no setor. Esse número teve um decréscimo de cerca de 18% durante a pandemia.

O turismo era responsável por 10,3% do PIB global, ainda segundo o estudo, e em 2020 passou para 5,3%. Os dados comprovam os danos gerados durante esse momento difícil da história mundial.

Com o avanço da vacinação ao redor do mundo e diminuição do contágio, no entanto, os países começaram a flexibilizar suas regras para a retomada gradual do turismo. Mesmo de forma tímida e abaixo do esperado, devido à nova onda da variante ômicron, o ano de 2021 já apresentou um acréscimo de 18,2 milhões de empregos no setor no âmbito mundial (6,7%) e aumento de 0,8% do PIB em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo da WTTC.

Os dados ainda são discretos, mas representam a retomada tão aguardada por todos que atuam no setor, comprovando a sua capacidade de recuperação e resiliência.

Na CVC Corp, que é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, percebemos que esse retorno das viagens veio com um novo perfil: brasileiros preferindo viajar pelo próprio país.

As viagens nacionais foram responsáveis por 79% do montante registrado no último bimestre de 2021, por exemplo. No entanto, neste ano, já vemos uma forte recuperação do internacional, com um aumento expressivo de 315% nas reservas confirmadas da CVC Corp no segundo trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021.

Voltando os olhos mais uma vez ao globo, a expectativa é de que o PIB do turismo tenha uma média anual de crescimento de 5,8% entre 2022 e 2032, superando o desempenho da economia, com previsão de incremento de 2,7% ao ano. Com isso, o turismo deve gerar 126 milhões de empregos na próxima década ao redor do mundo, segundo a WTTC.

Com esse otimismo na retomada, os “players” do setor têm que estar atentos para atender os anseios dos seus clientes, cada vez mais exigentes e digitais, buscando parceiros que sejam capazes de surpreendê-los.

A CVC Corp utilizou o início da pandemia para conhecer cada vez mais a fundo o seu consumidor, identificando o que ele queria para ser capaz de oferecer o produto certo, no momento certo e de forma personalizada. Surpreender o cliente apresentando destinos que ele jamais considerou visitar, mas que têm forte aderência com suas preferências de viagem, foi essencial durante o período em que fronteiras internacionais estavam fechadas e que passageiros tiveram de rever seus planos.

Através de inteligência artificial e “machine learning”, aprimoramos a captação de dados e informações que vinham dos canais de comunicação. Dois anos depois, aumentamos o número de interações com os nossos consumidores em dez vezes.

A personalização é importante em qualquer negócio, mas no turismo ela se tornou indispensável.

Mais que acertar a sugestão do destino, é importante conseguir oferecer o produto ideal e, em especial, com o preço que cabe no bolso de cada cliente. Campanhas personalizadas se mostram até três vezes mais eficientes para ajudar o cliente na escolha da sua viagem. E é esse o objetivo, ajudar o consumidor a realizar seu sonho de forma individual e próxima.

Para isso, a omnicanalidade também é essencial. A pandemia fez com que os clientes considerassem ainda mais os canais digitais durante a jornada, mas o contato humano e a assistência que ele possibilita também se tornaram ainda mais relevantes no período.

Poder pesquisar e comprar online, mas contando com assistência e confiança de uma marca reconhecida como a CVC, é de extrema importância para uma jornada segura do consumidor, sendo determinante para a decisão dele.

Assim como trouxe tempos difíceis, a pandemia desenvolveu um novo perfil de cliente, mais consciente das suas escolhas. O setor precisa estar cada vez mais atento para oferecer a melhor experiência de viagem para esse consumidor.

A viagem segue tendo um valor especial na vida das pessoas e tornar esse momento de escolha único e especial é um desafio constante do turismo, um que a CVC Corp vem construindo de forma sólida.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: