Veto à feira dos sem-terra deixa SP um pouco mais burra

Há alguns anos tenho o seguinte hábito: pego a ecobag de fibras de cânhamo e vou de Havaianas ao Parque da Água Branca, aqui ao lado de casa, fazer compras na feira do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

O governo Dória vetou o parque para a quarta edição da feira, que ocorreria entre 2 e 7 de maio. Decisão política, que priva a classe média paulistana de uma experiência e tanto. A cidade vai ficar um pouco mais tapada.

Não sou comunista. O lifestyle dos assentamentos rurais não me seduz nadica de nada. Não passo uma semana sem Rappi e Uber Eats. Ridículo fazer tais ressalvas, mas vivemos a Grande Epidemia de Obtusidade de 2019.

Não é preciso ser esquerdinha para se divertir no circo dos agricultores vermelhos. Eu adquiri algumas preciosidades, como a cachaça Socialista e a cerveja Fora Temer –nas versões IPA e american pale ale, ambas pavorosas.

Afora souvenirs folclóricos, a Feira da Reforma Agrária traz, de fato, excelentes compras para a cozinha. Tucupi do Pará. Feijão gaúcho. Abacaxi do Maranhão. Óleo de babaçu do Piauí. Farinha de mandioca de todas as unidades federativas.

Tudo é barato e pretensamente livre de pesticidas. Eu não ponho a mão no fogo, tampouco me importo.

A cesta de hortifrutis é o que menos interessa no encontro do MST. Em edições passadas, uma caravana de ônibus despejou centenas de militantes camponeses em Perdizes –o coração da São Paulo batedora de panelas.

A luta de classes ficou para outra hora porque, felizmente, os valentões da internet têm voz fininha no mundo real. Por uma semana, forasteiros de boné vermelho flanaram em paz pelas ruas arborizadas do bairro, fazendo turismo.

Na feira em si, os tchutchucos de Perdizes (perdigotos? perdigueiros?) foram confrontados com a dimensão humana dos sem-terra –um saco-de-pancada prioritário na luta-livre virtual.

Entraram por acaso na feira e encontraram gente articulada, espirituosa, afável. Descobriram que os sem-terra trabalham muito duro na lavoura.

Não são os usurpadores vagabundos que o front ruralista pinta –imagem que os reacionários urbanos compram sem questionar. A visita dos agricultores embaralha essa visão binária.

Teve doutrinação marxista? Teve, e muita. Teve até um discurso do Mujica. Mas eu estava lá pela castanha de caju do Ceará. E para espionar aquele universo tão diferente do meu. São Paulo é grande o bastante para abrigar o Stedile e o pato da Fiesp. Basta não botar os dois numa cama de casal.

Dizem que a feira vai rolar, só que em agosto e no Anhembi. É um lugar isolado. Só vai ao Anhembi quem tem o que fazer no Anhembi –a tendência é a feira reunir apenas simpatizantes do MST. Perdizes não vai romper sua bolha de intolerância. Nem por uma semana.

Não perca a Cozinha Bruta nas redes sociais Agora você tem receitas exclusivas da Cozinha Bruta no Instagram. Acompanhe também os posts do Facebook  e do Twitter.

Fonte: Folha de S.Paulo