Viagem de ônibus entre Índia e Inglaterra vai durar 70 dias e passar por 18 países

Talvez você não tenha ouvido falar, mas a trilha hippie é bem famosa entre alguns viajantes. Entre os anos 1950 e 1970, várias pessoas foram da Europa Ocidental à Ásia, rememorando a antiga Rota da Seda. E a Índia era um ponto crucial no caminho.

Nos dias de hoje, uma empresa indiana quer fazer uma nova versão dessa jornada. A Adventures Overland promete a viagem de ônibus mais longa do mundo, entre Índia e Inglaterra, passando ao todo por 18 países e 20 mil km em 70 dias.

A primeira saída está prevista para maio de 2021 e a viagem de retorno, para agosto –tudo pode mudar de acordo com as restrições da pandemia do novo coronavírus.

O trajeto não será em linha reta: ao partir da Índia, o ônibus irá para o Leste Asiático antes de subir até a China, cruzar várias ex-repúblicas socialistas, passar por Rússia e percorrer a Europa Central até o Reino Unido.

Rota da viagem entre a Índia e a Inglaterra (Divulgação)

A passagem de ida custa 16 mil libras (equivalente a R$ 111 mil), e será dada preferência para quem se registrar para a jornada completa. Até o fim de agosto, cerca de 40 mil pessoas se inscreveram no site para uma das 20 vagas do ônibus.

O percurso é dividido em quatro trechos:

Índia a Tailândia (11 noites e 12 dias)
China (15 noites e 16 dias)
Quirguistão a Rússia (21 noites e 22 dias)
Rússia a Reino Unido (15 noites e 16 dias)

O automóvel tem Wi-Fi, tomada e armário privativo, entre outras opções comuns a ônibus de viagem. A empresa promete hospedagem, alimentação, guias para todos os países, entrada em diferentes pontos turísticos e lanches durante a jornada. Entretanto, o valor não cobre bebidas alcoólicas e voos nacionais e internacionais.

Como a ideia é percorrer centenas de quilômetros por dia e cruzar diversos países, não é necessário explicar qual é o público-alvo da empresa, certo? Eles avisam que atravessar fronteiras é um processo que pode ser muito lento e que alguns hotéis, como no Cazaquistão e no Laos, a acomodação pode ser em pequenas hospedagens. Acordar cedo e ter planos frustrados também será usual.

Sanjay Madan e Tushar Agarwal, a dupla de indianos que criou a Adventures Overland em 2012, já organizaram outras expedições do tipo, mas os viajantes faziam o percurso em seus próprios veículos.

“A melhor época para fazer essa jornada é entre abril e junho, porque é quando o tempo é favorável para viajar da Índia até Mianmar e para cruzar as altas montanhas da China e do Quirguistão”, falou Agarwal à CNN Travel. “É uma jornada de mudança de vida, algo de que as pessoas sempre se lembrarão e amarão isso para sempre.”

*

Em tempos de coronavírus não podemos viajar, e muitas vezes nem sair de casa. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

Aviso aos passageiros 1: O jornalista Rafael Balago, da editoria de Mundo e responsável pelo blog Avenidas, da Folha, já contou aqui sobre sua viagem de 20 horas de ônibus pela Europa

Aviso aos passageiros 2: O policial aposentado Samuel do Lago também relatou como foi sua viagem de ônibus pela América Latina com mochila nas costas

Fonte: Folha de S.Paulo