Aéreas brasileiras cancelam voos para Orlando por causa do furacão Ian

Imagem de satélite mostra formação do furacão Ian. — Foto: NOAA via AP

As três companhias aéreas brasileiras (Latam, Gol e Azul) cancelaram voos para Orlando por causa da passagem do furacão Ian pela Flórida, Estados Unidos (EUA), prevista para esta quarta (28).

O Aeroporto Internacional de Orlando permanecerá entre esta quarta-feira (28) e o próximo dia 30.

O furacão Ian, que passou por Cuba e está a caminho da Flórida, ganhou força e foi elevado nesta quarta à categoria 4, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país. A Disney fechou parques da Flórida por ao menos dois dias e Cuba inteira ficou sem energia.

Veja a seguir os informes de cada companhia aérea brasileira:

A Gol informou que cancelou os voos de Brasília para Orlando nos dias 28 e 29 de setembro. A aérea alerta para que seus clientes não se dirijam ao aeroporto nesses dias, pois a entrada será proibida pela polícia norte-americana.

Segundo a companhia, ocorreram as seguintes mudanças:

  • clientes com voo marcado para o dia 28 de setembro foram automaticamente transferidos para 1º de outubro;
  • os do dia 29 de setembro foram alocados para o dia 2 de outubro.

Todos os passageiros estão sendo avisados da mudança, afirma a Gol.

O voo extra do dia 1º de outubro (G3 9536) sairá de Brasília no dia 1º, às 12h30, pousando em Orlando às 19h10 (horário local).

O voo extra de retorno (G3 9537), no mesmo dia, decola de Orlando às 20h30, aterrissando na capital federal às 5h40 do dia seguinte (horário de Brasília).

Já no dia 2 de outubro, o voo adicional G3 9538 também parte às 12h30 de Brasília rumo à Flórida, com pouso previsto para o mesmo horário, às 19h10.

O voo adicional do retorno de Orlando, G3 9539, no dia 2, segue os mesmos horários do dia 1º.

Furacão Ian passa por Cuba e causa destruição

Furacão Ian passa por Cuba e causa destruição

“Clientes que decidirem pela alteração de seus voos reprogramados para os dias 1º e 2 de outubro poderão entrar em contato com os canais oficiais da GOL para remarcação ou cancelamento, que seguirão as regras da legislação em vigor”, informou a companhia.

“Os voos da GOL entre Brasília e Miami não serão afetados nos próximos dias e permanecerão inalterados, de acordo com a programação regular”, acrescentou.

Já a Azul informou que precisou cancelar os voos AD8706 (Viracopos-Orlando) e AD8707 (Orlando-Viracopos) nos dias 28 e 29 de setembro.

A companhia ressalta que as equipes locais dos aeroportos de Viracopos e Orlando estão prestando assistência aos clientes e que eles serão reacomodados em outros voos da própria empresa, quando a operação do Orlando International Airport for retomada.

“Para os clientes que tiverem seus voos cancelados, a Azul está flexibilizando suas regras e permitindo alteração da data da viagem, com mesma origem e destino, sem cobrança de taxas”, disse.

“A Azul pede aos Clientes que não se dirijam aos aeroportos antes de confirmarem o status de seus voos, via app Azul ou em “Minha Viagens” no site, usando o código localizador da reserva”, acrescentou.

Satélite registra passagem do Furacão Ian pela América Central

Satélite registra passagem do Furacão Ian pela América Central

A Latam, por sua vez, informou que os voos para Orlando e Miami nos dias 27, 28 e 29 de setembro poderão ser afetados por atrasos e/ou cancelamentos.

Até o momento, os voos afetados foram:

  • LA8126 operado pela LATAM Brasil em 27 de setembro de São Paulo (GRU) para Orlando (MCO);
  • LA8127 operado pela LATAM Brasil em 28 de setembro de Orlando (MCO) para São Paulo (GRU);
  • LA2474 operado pela LATAM Peru em 28 de setembro de Lima (LIM) para Orlando (MCO);
  • LA2473 operado pela LATAM Peru em 28 de setembro de Orlando (MCO) para Lima (LIM).

“Os passageiros com voos afetados podem optar por alterar a data da sua passagem sem multa e sem diferença tarifária, alterar rota sem multa e com diferença tarifária ou solicitar a devolução da passagem”, afirma a companhia.

Segundo a Latam, os passageiros com voos de/para Orlando (MCO) ou Miami (MIA) nos dias 27, 28 e 29 de setembro podem optar por alterar a data de sua passagem sem multa e sem diferença tarifária ou alterar rota sem multa e com diferença de tarifa.

“Recomendamos que os passageiros verifiquem o status de seu voo em latam.com antes de se dirigirem ao aeroporto”, alertou a companhia.

Fonte: G1