Airbnb anuncia mudança na forma de pesquisa de destinos para hospedagens

Airbnb anunciou mudanças no sistema de buscas. — Foto: Divulgação/Airbnb

A plataforma de hospedagem Airbnb anunciou uma nova forma de pesquisa de destinos – a Categorias Airbnb.

Segundo a empresa, ao acessar a plataforma, o usuário é apresentado a 56 categorias que organizam as acomodações com base em seu estilo, localização ou proximidade de uma atração de viagem. Ao pesquisar um destino, os resultados da pesquisa também são organizados por categorias relevantes.

A plataforma informou que as 56 categorias incluem mais de quatro milhões de acomodações únicas. As Categorias Airbnb organizam as acomodações de acordo com o que as torna únicas, o que ajuda as pessoas a descobrir lugares que não encontrariam de outra forma.

Ainda de acordo com a empresa, isso pode ajudar a aliviar a concentração de turismo em um único destino, distribuindo as viagens para novos locais além dos destinos mais tradicionais.

“A forma como as pessoas viajam mudou. É por isso que estamos introduzindo a maior mudança no Airbnb em uma década”, disse o presidente-executivo e cofundador da plataforma, Brian Chesky.

Estadias combinadas

O Airbnb informou que, em 2022, houve um aumento do número de pessoas que fazem viagens mais longas.

As estadias de longa duração atingiram um recorde no primeiro trimestre de 2022, mais que o dobro em relação ao primeiro trimestre de 2019, e continuam representando cerca de uma em cada cinco noites reservadas.

Além disso, 21% dos hóspedes que viajaram para o Brasil em 2021 relataram viajar e trabalhar remotamente enquanto estavam no país.

Baseado nesse cenário, o Airbnb criou as “Estadias combinadas”, um recurso que divide a estadia entre duas acomodações. A plataforma afirma que, com ele, os hóspedes vão encontrar cerca de 40% a mais de anúncios ao buscar por estadias mais longas.

Ao pesquisar um destino específico, as Estadias Combinadas aparecem automaticamente nos resultados da pesquisa.

Elas também aparecem em 14 categorias — incluindo Acampamentos, Parques Nacionais, Esqui e Surfe — para incentivar a permanência em dois destinos como parte de uma viagem mais longa.

Nos últimos três meses, quase metade das noites reservadas no Airbnb foram para viagens de uma semana ou mais.

O Airbnb apresenta o AirCover para hóspedes, a proteção mais abrangente para estadias, incluída gratuitamente

Segundo o Airbnb, as viagens domésticas representam mais da metade das noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 para estadias de junho a agosto e superam os níveis do mesmo período de 2019.

Os destinos em tendência no Brasil são Armação dos Búzios (RJ), Japaratinga (AL), Brotas (SP) e Cumbuco (CE).

Ainda de acordo com a plataforma, as viagens internacionais recuperaram os níveis pré-pandemia e continuam crescendo, com mais noites reservadas para estadias internacionais de junho a agosto em comparação com o primeiro trimestre de 2021.

Santiago, no Chile, San Martín de los Andes e Neuquén, na Argentina, Lima, no Peru, Ibiza, na Espanha, e Leira, em Portugal, aparecem como destinos em tendência para os brasileiros.

Fonte: G1