Austrália retira proibição de viagens internacionais para australianos e residentes no país

Mulher é vista em frente a Sydney Harbour Bridge, na Austrália, em foto de 10 de outubro — Foto: Steven Saphore/AFP

A Austrália vai retirar a proibição de viagens internacionais para cidadãos australianos e pessoas com residência permanente no país, anunciou o governo local nesta quarta-feira (26).

Os australianos passaram mais de 18 meses de fronteiras fechadas devido à pandemia. O turismo no país continua fechado para estrangeiros.

Depois de mais de um ano e meio de proibição, os australianos e pessoas com residência fixa e legal no país não terão que buscar isenções para poderem sair do país, informaram os ministérios do Interior e da Saúde.

Segundo a ministra do Interior, Karen Andrews, para o fim do ano também está prevista a reabertura das fronteiras para trabalhadores qualificados e estudantes estrangeiros totalmente vacinados”.

“O plano nacional para reabrir a Austrália está funcionando porque as taxas de vacinação estão subindo muito”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison.

Rigidez contra a pandemia

Homem caminha em rua vazia de Brisbane, na Austrália, em 30 de março, após imposição de lockdown na cidade — Foto: AAP Image/Darren England via Reuters

Em março de 2020, a Austrália introduziu um dos planos de restrição mais rígidos do mundo para conter a pandemia.

Apesar de um início hesitante, a taxa de vacinação do país encontra-se perto de 80%, após um inverno marcado por surtos associados à entrada da variante delta, o que levou as autoridades australianas a mudarem sua estratégia contra o vírus, deixando a ideia de “zero Covid“.

Austrália vai reabrir fronteiras do país a partir do mês que vem

Austrália vai reabrir fronteiras do país a partir do mês que vem

Os programas de quarentena para residentes que chegarem à Austrália vão depender da região de entrada. Sydney aboliu a medida, mas, em áreas com taxas de imunização mais baixas, um isolamento de 14 dias em um hotel terá que ser respeitado.

Fonte: G1