Baguete francesa é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade

A famosa baguete francesa foi declarada nesta quarta-feira (30) Patrimônio Cultural da Humanidade.

O clássico pão da França entrou na lista de bens imateriais da Unesco, a agência de patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne cerca de 600 tradições de mais de 130 países.

“A inclusão celebra o modo de vida francês: a baguete é um ritual diário, um elemento estruturante da refeição, sinônimo de compartilhamento e convívio”, disse a chefe da Unesco, Audrey Azoulay.

“É importante que essas habilidades e hábitos sociais continuem existindo no futuro.”

Feita apenas com farinha, água e fermento, a baguete é um símbolo da França em todo o mundo e tem sido uma parte central da dieta francesa há pelo menos cem anos, segundo os principais registros.

Uma lenda diz que os padeiros de Napoleão Bonaparte criaram a forma alongada para facilitar o transporte de suas tropas, enquanto outra postula que na verdade foi um padeiro austríaco chamado August Zang que inventou a baguete.

Hoje em dia, uma baguete – que significa “varinha” ou “bastão” – é vendida por cerca de 1 euro (US$ 1,04) cada.

Embora o consumo de baguetes tenha diminuído nas últimas décadas, a França ainda produz cerca de 16 milhões de pães por dia – quase 6 bilhões de baguetes por ano – de acordo com uma estimativa da consultoria Fiducial de 2019.

Fonte: G1

Marcações: