Booking é condenada a pagar 1,2 milhão de euros por violação do código de turismo de Paris

Pessoas usando máscaras são vistas caminhando perto da Torre Eiffel, em Paris, em 26 de dezembro de 2020 — Foto: AP Photo/Michel Euler

A Justiça francesa ordenou nesta segunda-feira (18) a empresa holandesa de reservas online Booking.com BV a pagar 1,2 milhões de euros (1,4 milhões de dólares) à cidade de Paris por violar o código de turismo.

Um tribunal da capital decidiu que o Booking “ignorou” algumas disposições do código do turismo, ao não enviar várias informações às autoridades locais, como o número de dias que o alojamento turístico mobilado foi alugado.

A Câmara Municipal de Paris, que pedia uma multa de mais de 150 milhões de euros, levou a empresa de reservas ao tribunal em janeiro de 2021 por não ter recebido os dados solicitados “nos prazos indicados”.

Leia também:

“Booking.com BV prova (…) ter transmitido as informações solicitadas”, afirma a decisão do tribunal, que considera, no entanto, que a empresa “demorou” a comunicá-las.

O valor total da multa será pago às autoridades parisienses, “em aplicação do código de turismo”, segundo a decisão.

Booking.com expressou sua “decepção” com a decisão, argumentando que trabalhou “em estreita colaboração com Paris desde então para garantir a qualidade e eficácia dos dados” e para respeitar suas “obrigações legais”.

De acordo com o Escritório de Turismo e Congressos de Paris, antes da pandemia, mais de 36 milhões de pessoas visitaram a capital em 2019, graças às suas principais atrações, como a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre.

Fonte: G1