Como planejar viagens para os últimos ‘feriados’ prolongados de 2022

Viagem de carro — Foto: Pixabay/Divulgação

Restam apenas duas opções em 2022 para quem quer curtir aquela folga de até quatro dias: Corpus Christi (16 de junho, uma quinta-feira) e o feriado da Proclamação da República (15 de novembro, uma terça). Ainda dá tempo de planejar viagens para as duas ocasiões, mas cada uma tem suas especificações.

O g1 conversou com Mariana Aldrigui, que é presidente do Conselho de Turismo do Fecomércio de SP e pesquisadora de turismo na USP, para saber quais são as dicas para quem quer aproveitar as datas. Veja abaixo:

Corpus Christi (ponto facultativo)

Diferente do que muita gente pensa, Corpus Christi não é feriado nacional. A data costuma ser considerada ponto facultativo no serviço público federal e é feriado estadual ou municipal em alguns locais— por isso muita gente considera que esse é um “feriado” prolongado. Então, a primeira dica é verificar como será na sua cidade/emprego.

1. Ainda vale a pena pensar em viajar de avião?

Além de faltar menos de 1 mês para o Corpus Christi, viajar para lugares distantes não é a melhor opção para junho, já que as passagens aéreas estão sofrendo altas frequentes devido ao constante aumento dos preços dos combustíveis.

“Há tanto o aumento no preço do combustível quando da cotação do dólar. O combustível dos aviões, por exemplo, aumenta no preço da base e ele é cobrado em dólar. É como se ele fosse aumentado duas vezes em um único item”, explica Mariana Aldrigui.

Passagem aérea — Foto: Eva Darron/unplash

Se você quiser abrir mão da folga em junho e aproveitar o feriado da Proclamação da República, os preços em novembro estarão mais atrativos.

Se não quer deixar de viajar de avião no Corpus Christi, mesmo pagando caro, as praias no Nordeste, por exemplo, são boas opções para quem quer fugir do frio e por não estarem na alta temporada, ao contrário de destinos como Campos do Jordão (SP), Gramado (RS) e outros.

“É um feriado em que não vemos muitas famílias viajando nas praias por ser um período de fim de semestre e por ter muita gente estudando”.

“Natal, Fortaleza, litoral da Bahia e Lençóis Maranhenses estão com atrações bem legais para essa época do ano. Vale a pena olhar o Nordeste como um todo. E, quanto mais opção de voo o lugar tem, mais fácil encontrar preços melhores. Se tem um voo apenas, aí acaba sendo mais caro”, diz a pesquisadora.

2. Compensa viagem internacional?

Mariana diz que a antecedência em comprar pacote de viagem é menos uma questão logística e mais de orçamento. Faltando um mês, é possível ir atrás de destinos nos países vizinhos, por exemplo. Porém, os preços não serão os mais baixos por ser alta temporada nesses locais.

“Para quem gosta de viagem de inverno, é uma época boa para Chile, Uruguai, Argentina, especialmente para curtir o frio e a gastronomia. Mas não é comum termos preços baixos do nada. Quanto mais perto da data, claro, mais caro fica”, afirma.

Para quem quer viajar para os Estados Unidos ou a Europa, a expectativa é de que, a partir de junho, os valores fiquem cada vez mais altos por conta da chegada do verão.

“Este é um ano em que todas as restrições estão sendo eliminadas, como a obrigatoriedade de máscara e teste de Covid. Os analistas apontam que deve ser o verão mais caro e lotado na Europa e na região sul nos EUA [Flórida]”, destaca Mariana.

“O preço do voo que sai do Brasil até a Europa vai ser o dobro agora do que será em novembro porque a demanda é elevada e a programação está bem interessante”.

3. E se for de carro ou ônibus?

Mesmo dos combustíveis estarem caros, a situação não é a mesma das passagens aéreas se a pessoa estiver pensando em fazer uma viagem de 200 a 300 quilômetros de onde ela está.

Neste caso, alguns hotéis de destinos que não estão em alta temporada (como os de praia) podem até fazer promoções se procurar faltando um mês. “E aí essas promoções compensam a alta no valor do combustível”, afirma a especialista.

Para economizar mais, em vez de ficar em um hotel mais caro, a pessoa pode procurar uma pousada mais simples, reduzir os dias em que vai comer fora… “Mudando um pouco essa composição acaba compensando. A viagem se mantém em um preço bom e dá para aproveitar”, ensina.

Proclamação da República

O próximo feriado nacional oficial é 15 de novembro, data que marca a Proclamação da República. Por se tratar de uma terça-feira, a emenda depende das regras de cada empresa ou instituição. E não se esqueça de que a data é quase um mês antes do Natal e Ano Novo.

1. Vale a pena viajar antes das festas?

“Para quem quer fazer compra, por exemplo, compensa demais viajar em novembro porque os preços ficam menores. Planejar agora, seis meses antes, é um excelente tempo”, diz Mariana. “E a recomendação dos economistas é de que, como estamos em um ano de incerteza política e econômica, você pode parcelar a passagem e ir redistribuindo os gastos.”

2. E o impacto da Copa do Mundo?

A pesquisadora afirma ainda que, como haverá Copa do Mundo (de 21 de novembro até 18 de dezembro, no Catar), a vantagem de aproveitar destinos em novembro é muito maior do que em dezembro.

“Em dezembro, o Brasil só joga em dias úteis e empresas devem combinar férias e emendas. Provavelmente os preços subirão em função da combinação com Copa e o fim de ano. Viajar em novembro talvez seja conveniente por isso, porque você vai evitar o grupo grande que quer curtir férias e praia”, avalia.

3. Quais são melhores destinos?

Mariana diz que as praias continuam sendo boas opções, pois a alta temporada começa só em dezembro.

“Em novembro, temos o Nordeste, mas já é possível ir nas praias do Sul do país ou no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Então, você vai encontrar muitos pacotes, especialmente pensando no poder de compra das famílias, no mercado direcionado para compra dentro do Brasil, e não fora”.

4. Quando devo comprar passagem área e a hospedagem?

Mesmo com os constantes reajustes, é recomendado comprar a passagem aérea ainda no primeiro semestre, para encontrar preços melhores e poder parcelar.

“Caso parte do valor para a viagem esteja guardada, vale a pena parcelar. Além de você deixar uma parte paga, quando voltar fica menos pesado com as despesas extras que terá, como compras e comida. Isso é usado no critério de planejamento e muitas agências e serviços estão dividindo em até 10 parcelas para os clientes”, diz Mariana.

Três praias brasileiras figuram entre as dez melhores para viajar em 2022

Três praias brasileiras figuram entre as dez melhores para viajar em 2022

Dicas básicas de viagem

Independente da época que se planeja viajar, existem dicas importantes de planejamento. A pesquisadora Mariana e Luiz Trigo, professor de turismo na USP, elencaram as mais importantes:

  1. Defina o orçamento todo tipo de gasto, como transporte, hospedagem, alimentação e atrações;
  2. Escolha o tipo de viagem que quer: destino sem muitas pessoas nas ruas ou hotéis, ou com cidades lotadas?
  3. Pesquise locais também pensando nos acompanhantes. Se vai levar crianças, por exemplo, checar se haverá opção recreativa e com segurança;
  4. Caso queira levar o animal de estimação, ver se será seguro e possível de cuidar.
  5. Pesquise como estará o clima para fazer a atividade esperada e também para saber que tipo de roupa levar.
  6. Pesquise a hospedagem com base no perfil dos viajantes. Para escolher o local, deve levar em conta se vai criança, idoso, animal de estimação.
  7. Antes de fazer reserva, analise o preço, a qualidade, a localização e a segurança. Os bons lugares colocam todas as informações. Quanto mais informação, foto e mapa, o local é seguro.
  8. Promoção muito diferente e muito abaixo do preço merece atenção, pois pode esconder surpresa desagradável, como hotéis em bairros sem segurança e diferentes das imagens divulgadas;
  9. Ao fazer a reserva, guarde o comprovante e ligue para tirar dúvidas, caso for necessário.
  10. Se for viajar de carro, é importante realizar a manutenção do veículo e ainda evitar dirigir à noite em lugares desconhecidos;
  11. Se for de avião, compre as passagens em sites confiáveis, como das próprias empresas aéreas ou que tenham selos de segurança, política de privacidade e informações de contato.
  12. Se possível, compre passagens aéreas pelo menos com um mês de antecedência. Se tiver algum problema, tem mais probabilidade de resolver. Também é preciso chegar cedo ao aeroporto e ter em mente os cuidados sanitários;
  13. Já se for de ônibus, sempre pesquise onde fica a rodoviária que irá desembarcar para saber se precisará de outro transporte. Reserve dias antes para não ter a surpresa de encontrar o ônibus lotado;
  14. Se for locar carro no local de destino, tenha clareza de qual será o valor final. Acaba sendo vantajoso em viagem com amigos e distâncias mais curtas.
  15. Procure as agências que são confiáveis e que oferecem uma segurança comprovada, como as que têm política de privacidade, reputação, comentários de pessoas que já usaram o serviço e informação de contato.
  16. Faça análise de todo o pacote e veja se tem taxas incluídas, como taxas de embarque nas companhias aéreas e de serviço oferecidos nas hospedagens. O valor é calculado por dia.

Bagagens para viajar — Foto: Pixabay/Reprodução

Fonte: G1