De vinícolas e fogo de chão a cachoeira que congela: conheça atrações das cidades onde mais neva em SC

SC tem neve pela primeira vez no inverno de 2023; VÍDEOS

SC tem neve pela primeira vez no inverno de 2023; VÍDEOS

A neve, fenômeno raro do Brasil, atrai centenas de visitantes para Santa Catarina todos os anos. É no estado catarinense que os flocos são vistos com mais frequência e com maior acúmulo, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

Neste inverno, o g1 Santa Catarina preparou uma reportagem para você conhecer essas cidades, estrutura e atrações que cada uma tem para oferecer ao turista.

Por que são as cidades que mais nevam?

Martins explicou por que neva mais nessas quatro cidades em Santa Catarina.

“A orografia da região, ou seja, vale e montanhas, além da altitude e posição geográfica mesmo, recebe os sistemas frios e chuvosos que vem do polos, que se chocam com o que chegam úmidos e quentes vindos da Amazônia”, resumiu o meteorologista.

Além de Santa Catarina, também neva nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme Martins.

O Morro das Antenas, no município de Urupema (SC), amanheceu congelado em agosto de 2022 — Foto: FOM CONRADI/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Ele também explicou que, mesmo sendo as cidades que mais nevam no estado, o fenômeno não é comum e ocorre nos locais mais altos de cada município.

“Basicamente, a gente mora em um país tropical. Boa parte dele é imensamente quente, 95% dele é quente, inclusive em Santa Catarina. O que acontece em Santa Catarina são nevadas, e não nevascas”, disse.

Conforme o meteorologista, nevascas nos países andinos, muito frios, acumulam. Já no Brasil é raro. “Quando acumulam é bem no topo dos municípios onde têm os maiores picos”, disse Martins.

Forte geada e neve visto na cidade de Urupema, SC, em 23 de setembro de 2022 — Foto: MARILIA SUTIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Conheça as cidades que mais nevam

São Joaquim

Com uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022, São Joaquim ocupa uma área de 1.892 km², a 1354 metros de altitude e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel e Lages.

Flocos de neve em São Joaquim na noite de 17 de maio de 2022 — Foto: Dionata Costa/Arquivo pessoal

Como chegar

  • De Florianópolis e Litoral Norte de Santa Catarina: pela BR-101 até o acesso 14, na cidade de Palhoça, deste seguir até antes de chegar em Lages, logo após o aeroporto, seguir a esquerda, acesso a SC-114 e segue por mais 83 quilômetros.
  • De Porto Alegre/Gramado/Sul de Santa Catarina: pela BR-116 até o 1º acesso de Lages, passando pela Av. D. Pedro II, até o Coral, onde a direita segue acesso para a SC-114, chegando 83 quilômetros após.
  • De Curitiba/São Paulo: pela BR-116 até Lages, onde segue pela conexão com a BR-282 e acessa a SC-114.

De ônibus: as empresas que fazem viagens até São Joaquim são Nevatur, Catarinense e Reunidas.

De avião: os aeroportos mais próximos são: Lages a 79 km; Criciúma a 115 km; Jaguaruna a 147 km; e Florianópolis, a 230 km.

Hospedagem

Flocos de neve nas plantas e na luva do morador de São Joaquim em julho de 2019 — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim online

Atrações

As vinícolas estão entre as atrações mais numerosas em São Joaquim. O turista pode visitar nove delas.

Há também passeios a cavalo, trilhas, pescaria e a tradição do fogo de chão. É possível ter uma visão panorâmica da cidade na escadaria Belvedere.

Vinícola em São Joaquim — Foto: Prefeitura de São Joaquim/Divulgação

A Exponeve é uma feira permanente de artesanato e produtos locais, instalada no Pavilhão I do Parque Nacional da Maçã. O Espaço Assis Chateaubriand traz uma retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico. O Museu de Artes Martinho de Haro tem obras de artistas catarinenses, como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke e Suzana Scóss Bianchini.

A Rota do Queijo Serrano tem cinco queijarias e fica na área rural do município.

Neve em Urubici em junho de 2017 — Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Urubici tem 10.834 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 915 metros. Possui uma área de 1021,371 km². O ponto mais alto do município é o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros.

Como chegar

  • De Florianópolis: seguir a BR-282 até Bom Retiro e depois descer pela SC-110.
  • De Porto Alegre: pegar a BR-290 até a BR-101. Ir na direção Norte até Tubarão, onde o motorista deve pegar a SC-370.
  • De Curitiba: descer pela BR-101 até Palhoça, seguir a BR-282 até Bom Retiro e depois descer pela SC-110.

De ônibus: as empresas que fazem viagens até Urubici são Nevatur, Catarinense e Reunidas.

De avião: os aeroportos mais próximos são: Lages , Criciúma , Jaguaruna e Florianópolis.

Hospedagem

Neve acumulada no Morro da Igreja em agosto de 2016 — Foto: Sérgio Lima/Divulgação

Atrações

A atração mais famosa de Urubici é a Pedra Furada, uma formação de pedra em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Pode ser visualizada do alto Morro da Igreja, à direita de quem chega ao topo (é preciso estacionar o carro e caminhar cerca de 20 metros em direção à borda do cânion).

Pedra Furada em Urubici — Foto: Sharlene Melanie/Commons Wikimedia

O município também tem muitas cachoeiras para visitar. A mais famosa delas é a Cascata Véu de Noiva. Também há cânions, mirantes, turismo de aventura e um criadouro de trutas.

Cascata Véu de Noiva, em Urubici — Foto: Fernanda Hinnig/Divulgação

Também é possível fazer trilha, a pé ou de bicicleta, no Morro Agudo, a 1.745 metros de altura. É preciso ir com guia.

Flocos de neve caem em Urupema em maio de 2022 — Foto: Tiago Ghizoni/NSC

Urupema tem 2.656 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.425 metros. O município tem grande ocorrência de geada, cerca de 50 por ano, conforme a prefeitura. Possui 350.037 quilômetros de extensão.

Como chegar

Está a 26 quilômetros de Painel, ligada pela Rodovia das Araucárias, na SC-439, e a 18 quilômetros de Rio Rufino. Distante de Lages por 52 quilômetros e de Florianópolis por 198 quilômetros, via BR-282.

De ônibus: as empresas que fazem viagens até Urupema são Nevatur, Catarinense e Reunidas.

De avião: os aeroportos mais próximos são: Lages , Criciúma , Jaguaruna e Florianópolis.

Praça no Centro de Urupema ficou coberta pela neve em junho de 2021 — Foto: Eduarda Demeneck/ NSC TV

Hospedagem

Atrações

Vista de cachoeira congelada na cidade de Urupema — Foto: Marilia Sutil/Futura Press/Estadão Conteúdo

Uma das atrações de destaque de Urupema é a cascata que congela. É uma queda d’àgua de 13 metros, situada a 7 quilômetros do centro do município de Urupema, a 1580 metros de altitude. A cachoeira leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno.

O Morro das Antenas em 19 de agosto de 2022 — Foto: FOM CONRADI/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Outra atração famosa é o Morro das Antenas, o ponto mais alto da cidade, com 1.750 metros. Proporciona bela paisagem da região. O nome do morro se deve à existência de antenas de telefonia e de televisão. Com tempo bom, o acesso de carro é fácil. O morro fica a 7 quilômetros do centro de Urupema.

Outras atrações incluem turismo de aventura, fazendas e grutas.

Bom Jardim da Serra

Neve acumulada em Bom Jardim da Serra em agosto de 2020 — Foto: Mychel Legnaghi/São Joaquim Online

Bom Jardim da Serra tem 4.026 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.250 metros. O município tem 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura, conforme a prefeitura. Possui 935.872 quilômetros de extensão.

Como chegar

Bom Jardim da Serra fica às margens da SC-390 – que liga a BR-282, na altura de Lages, à BR-101, na altura de Tubarão. Para quem vem do Oeste, fica 42 km depois de São Joaquim. Para quem vem do Leste, 24 km depois de Lauro Müller. Um caminho alternativo, para quem vem do Sul, são as rodovias SC-444 e SC-446, passando por Criciúma e Orleans.

De ônibus: as empresas que fazem viagens até Bom Jardim da Serra são Nevatur, Catarinense e Reunidas.

De avião: os aeroportos mais próximos são os situados nos municípios de Jaguaruna, a 110 km, e Lages, a 122 km. O aeroporto de Florianópolis fica distante cerca de 211 km.

Vista geral da camada de gelo que caiu na cidade de Bom Jardim da Serra (SC), na Serra catarinense, que registrou queda de neve em agosto de 2020 — Foto: FELIPE CARNEIRO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Hospedagem

A prefeitura lista cerca de 30 locais para hospedagem, entre hotéis, acampamentos, pousadas, campings, chalés, fazendas, cabanas e resort.

Atrações

Uma das atrações é o mirante da Serra do Rio do Rastro. No local, o turista encontra serviços de café e restaurante, produtos da região e artesanatos.

Mirante da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra (SC) — Foto: Polícia Militar/Reprodução

Outras atrações incluem turismo de aventura, fazendas, cachoeiras, passeios a cavalo e cânions.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1