EUA retiram Brasil de lista de países não recomendados para viajar

EUA tiram Brasil de lista de países não recomendados para viajar

EUA tiram Brasil de lista de países não recomendados para viajar

Os Estados Unidos retiraram 90 países, incluindo o Brasil, da lista de países não recomendados para viajar por conta da Covid-19 nesta segunda-feira (18).

Na semana passada, o CDC, Centro para Prevenção de Doenças dos EUA, já havia anunciado que revisaria a seleção.

O Brasil agora integra lista de risco alto para Covid-19 (nível 3 em uma escala de 4) ao lado de nações europeias como Portugal, França e Reino Unido.

A recomendação do CDC para viajantes é de que estejam em dia com suas vacinas antes de viajar para esses destinos – e que evitem viagens se não forem vacinados contra a Covid-19.

Parte da lista de países com risco alto para Covid-19 segundo os EUA — Foto: Reprodução/CDC

Juíza libera máscaras no transporte público

Homem usa máscara ao andar de metrô em Nova York, nos EUA, em foto de arquivo — Foto: Carlo Allegri/Reuters

Também nesta segunda, uma juíza americana declarou ilegal a obrigatoriedade federal do uso de máscaras no transporte público dos EUA, uma medida que foi objeto de uma dura batalha judicial.

A magistrada Kathryn Kimball Mizelle, da Flórida, determinou que o CDC não tem autoridade para impor a exigência, que se aplica a aviões, trens, metrô e ônibus, entre outros.

Nas últimas semanas, o governo do democrata Joe Biden vinha sofrendo uma crescente pressão para flexibilizar ou anular a medida.

Cerca de vinte estados liderados por republicanos e várias grandes companhias aéreas pediram o fim do uso obrigatório de máscaras nos aviões e outros meios de transporte público.

Fonte: G1