Fernando de Noronha volta a exigir teste da Covid para entrar na ilha e uso obrigatório de máscara

Uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 volta a ser obrigatório em todos os locais de Fernando de Noronha — Foto: Cláudio Belline/Acervo pessoal

Para entrar em Fernando de Noronha , moradores, turistas e profissionais que trabalham no local precisam apresentar, a partir desta quinta-feira (13), o exame RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19, feito em até 48 horas antes do embarque. Além disso, o uso de máscara de proteção voltou a ser obrigatório na ilha.

Na entrada em Noronha, também é obrigatório apresentar, ainda, a carteira digital de vacinação para comprovar duas doses de qualquer um dos imunizantes aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive o da Janssen. Essa medida não é válida para crianças.

Essa decisão do governo de Pernambuco foi anunciada no dia 6 de janeiro. O objetivo das medidas é possibilitar mais segurança para moradores, turistas e trabalhadores em meio ao aumento no número de casos da doença no Brasil e o avanço mundial da variante ômicron.

Em Fernando de Noronha, uso de máscara não era obrigatório desde novembro de 2021

Em Fernando de Noronha, uso de máscara não era obrigatório desde novembro de 2021

Com o retorno da obrigatoriedade, a máscara volta a ser exigida em todos os ambientes da ilha. Em Fernando de Noronha, o uso de máscara de proteção estava liberado em espaços públicos ao ar livre desde 17 de novembro de 2021. A ilha foi o primeiro lugar de Pernambuco a liberar o uso de máscara em ambientes abertos (veja vídeo acima).

LEIA TAMBÉM:

Na ocasião, o governo estadual explicou que a liberação foi possível após todos os adultos de Noronha receberem as duas doses da vacina contra a Covid-19 e diante da necessidade de os turistas comprovarem a imunização para desembarcar na ilha.

Quem tiver dúvidas sobre o protocolo de entrada em Noronha pode entrar em contato com a equipe de Vigilância em Saúde da ilha, pelo WhatsApp, nos números (81) 98494-0313, (81) 98494-0520 e (81) 99488-4366. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Vídeos de PE mais assistidos

Fonte: G1