Fotógrafa faz série que registra comportamento de turistas em locais ‘instagramáveis’

Fotógrafa faz série que registra comportamento de turistas em locais ‘instagramáveis’ — Foto: Natacha de Mahieu/Instagram

Para criticar o comportamento de visitantes em locais turísticos, a fotógrafa belga Natacha de Mahieu criou uma série fotográfica que mostra a aglomeração de pessoas preocupadas em fazer selfies em pontos famosos da Europa.

Chamado de “Teatro da Autenticidade”, o projeto de mestrado da jovem aborda a exploração do turismo num momento marcado pela popularização das redes sociais e as preocupações com as mudanças climáticas no mundo.

Com base na geolocalização, Mahieu fez um levantamento no Instagram em busca dos locais mais populares. Todas as imagens da série mostram aglomeração de pessoas, que buscam o melhor ângulo para registrar suas selfies para as mídias sociais.

“Essa série, inspirada na jornada dos visitantes, traz questões sobre a maneira como exploramos os locais visitados e os motivos que temos para ir a um ponto turístico”, diz a artista em seu site.

“O Teatro da Autenticidade interroga o que parecem ser as novas normas turísticas e a objetividade do meio fotográfico”, completa.

Alguns dos destinos explorados no projeto foram Capadócia (Turquia), Calanques em Marselha (França), Deserto Bardenas Reales (Espanha), Obersee (Alemanha) e o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Portugal).

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, Natacha conta que, ao rolar o feed do Instagram, tem a impressão de que todas as pessoas estão indo para os mesmos lugares, fazendo as mesmas poses e usando os mesmos filtros.

Os registros foram publicados no site e no Instagram da artista.

Confira algumas imagens

Fotógrafa faz série que registra comportamento de turistas em locais ‘instagramáveis’ — Foto: Natacha de Mahieu/Instagram

Pessoas registrando selfies em ponto turístico — Foto: Natacha de Mahieu/Instagram

Barcos aglomerados — Foto: Natacha de Mahieu/Instagram

Fonte: G1