Gol diz que irá ‘revisar’ etapas do transporte de pets após sumiço da cachorra Pandora em conexão em aeroporto em Guarulhos

Gol diz que contratou empresas especializadas para procurar Pandora, cachorra que sumiu em conexão em Guarulhos — Foto: Reprodução

Mais de 20 dias após o desaparecimento da cachorra Pandora em uma conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a Gol Linhas Aéreas disse nesta quinta-feira (6) que “se solidariza com o sofrimento do tutor da Pandora” e que irá rever as etapas de transporte de animais.

“Nos comprometemos a, à luz desse triste caso, revisar todas as etapas que envolvem o transporte anual de cerca de 200 mil pets a fim de aprimorá-lo, evitando que situações como essa jamais possam voltar a acontecer”, informou a empresa em nota em uma rede social.

A cachorra viajava dentro de uma caixa de transporte em um voo da Gol e desapareceu no dia 15 de dezembro durante uma conexão do Recife, em Pernambuco, para Navegantes, em Santa Catarina. A passagem da Pandora, paga à Gol, custou R$ 850, mais R$ 650 da caixa que é obrigatória para o transporte.

Um vídeo obtido pelo garçom Reinaldo Junior, dono da cadelinha Pandora, mostra o animal correndo pela pista e Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana.

A empresa também disse – após uma decisão judicial – que irá custear os valores de hospedagem, alimentação e transporte para Reinaldo até 5 de fevereiro. “Toda a estrutura de hospedagem, alimentação e transporte necessárias para acomodar o cliente e sua acompanhante, próximos ao local do incidente e assim facilitar as buscas, foi providenciada e custeada pela Companhia desde 15 de dezembro de 2021 e, em função de uma determinação judicial permanecerá assim por mais 30 dias, contados a partir de 5 de janeiro”.

A Gol também informou que contratou duas empresas especializadas para buscar o animal. Uma conta com cães farejadores que seguem os rastros que poderiam levar à localização da Pandora. No entanto, após as chuvas, os rastros foram apagados. A outra empresa, contratada até final de janeiro, afixou cartazes ao longo da área em que Pandora poderia ter escapado, e também nas redes sociais, em páginas de busca de pets e em anúncios feitos por geolocalização para Guarulhos e região.

Imagens de câmera de segurança mostram Pandora na pista do Aeroporto de Guarulhos antes de desaparecer em dezembro

Imagens de câmera de segurança mostram Pandora na pista do Aeroporto de Guarulhos antes de desaparecer em dezembro

Imagens do aeroporto

Um vídeo mostra alguns funcionários do aeroporto vendo Pandora circular pelo Terminal de Cargas e apontar para onde ela seguia. Às 9h19, a câmera registra Pandora andando pelo gramado perto de uma guarita.

Câmera de segurança mostra cachorra Pandora correndo na pista do Aeroporto de Guarulhos antes de desaparecer — Foto: Reprodução TV Globo

“Não tem supervisão da Pandora como eles [funcionários da Gol] disseram que eles estavam tentando pegar ela. Como vocês podem ver é mentira, a imagem fala por si só, não tem ninguém”, lamenta Reinaldo.

O dono de Pandora conseguiu as imagens com a Polícia Civil. Ele vinha solicitando o vídeo com a Gol e a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, mas não tinha recebido.

“Estou abalado psicologicamente, fisicamente. Eu já emagreci 9 kg”, disse Reinaldo Junior, que está hospedado em um hotel de São Paulo procurando por Pandora desde a cachorro desapareceu. Ele criou um abaixo-assinado para regulamentar o transportes de animais no país durante viagens de avião.

Reinaldo disse que não volta para o Recife antes de localizá-la. “Eu não vou voltar sem ela, é minha filha”, afirmou.

Quem tiver informações sobre o paradeiro da cachorra pode entrar em contato com Reinaldo: (81) 99241-1983 e (81) 99611-8997.

Cadela Pandora está desaparecida desde a última quarta-feira (15), quanto se perdeu no Aeroporto de Guarulhos, na Grande SP — Foto: Reprodução

VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana

Fonte: G1