Greve em aeroportos alemães: brasileiro espera 25 horas por voo

Greve afeta voos no aeroporto de Frankfurt — Foto: Reprodução/ Reuters

Milhares de passageiros aguardam a liberação de pouso e decolagem em sete aeroportos alemães nesta sexta-feira (17). Uma greve de 24 horas, que foi convocada por trabalhadores que pedem salários mais altos, provocou o cancelamento de mais de 1,3 mil voos da Lufthansa.

“A pior parte é a falta de alternativa”, afirmou Pedro Freitas, que teve o voo atrasado em 25 horas. O embarque estava marcado para às 18h45 de quinta-feira (16), no Aeroporto de Guarulhos (veja mais detalhes abaixo).

Até a próximo domingo (19), estão previstos sete voos para os terminais alemães, sendo dois comm origem no Aeroporto do Galeão e cinco em Guarulhos, segundo a Anac.

Segundo a Latam, desde quinta foram afetados dois voos: LA8070 (São Paulo/Guarulhos-Frankfurt) e o LA8071 (Frankfurt-São Paulo/Guarulhos). Já a Lufthansa, não divulgou um balanço das operações impactadas envolvendo o Brasil.

Greve em Frankfurt nesta sexta-feira — Foto: Heiko Becker/ Reuters

Transtornos para passageiros

Morador de São Paulo (SP), Freitas programou com antecedência para viajar com a mulher e dois filhos. No plano inicial era para eles chegarem em Frankfurt nesta manhã e depois seguirem de trem para Düsseldorf.

“Por sorte eu vi que tinha a greve lá [Alemanha] e vi o status do voo como atrasado no app antes de ir para o aeroporto ontem [quinta-feira]. Por sorte, porque a Lufthansa não enviou qualquer aviso por e-mail ou mensagem no celular”, explicou.

No entanto, ao verificar as alterações, ele disse que passou horas no telefone e na web para tentar outras possibilidades de escalas ou diferentes lugares de desembarque para conseguir manter o planejamento.

“Precisei ligar para suporte nos Estados Unidos e lá tentaram apenas na Swiss e estava lotado. Não quiseram tentar nas outras. Atrapalha a nossa programação, inclusive a comemoração do aniversário de casamento que agora vai ser dentro do avião”.

De malas prontas, Freitas está na expectativa para o embarque ocorrer sem mais problemas. “Estou torcendo para que o avião saia mesmo hoje, pois pela experiência de suporte que tive até agora, se o voo não sair vai ser difícil resolver”.

Outros problemas

Passageiros esperam no balcão de check-in da Lufthansa após uma falha de sistema no Aeroporto de Frankfurt — Foto: Kai Pfaffenbach/ Reuters

Nesta semana, milhares de passageiros da Lufthansa tiveram problemas para viajar após uma falha nos sistemas de informática, que foi desencadeada por trabalhos de construção em uma linha férrea em Frankfurt.

Ao menos dois brasileiros relataram ao g1 que tiveram as bagagens extraviadas e atrasos após o apagão.

Pablo Villaça, de Belo Horizonte (MG), enfrentou filas gigantes ao chegar no aeroporto e teve o voo cancelado — Foto: Arquivo pessoal

O crítico de cinema Pablo Villaça, de Belo Horizonte (MG), enfrentou filas gigantes ao chegar no aeroporto e teve o cancelado do voo para Berlim. As malas dele foram extraviadas e acabou seguindo de trem até o destino.

“Além de ter perdido a exibição de um filme no festival de Berlim, tive que comprar roupas e produtos de higiene pessoal”, disse. Villaça contou que após dois dias do impasse, recebeu um e-mail avisando que encontraram a bagagem e aguarda o retorno dos pertences.

Aeroporto em Lisboa vazio na quarta-feira; cães de Gabriela — Foto: Arquivo pessoal

A farmacêutica Gabriela Esther disse que seu amigo viajou com seus dois cães de Guarulhos em um voo que fez escala em Frankfurt. Ao desembarcar em Lisboa, ele notou que os animais não estavam no mesmo avião.

“Fomos até o aeroporto procurar alguém que pudesse dar explicações, todas as cabines estavam sem funcionários. Por conta da falha, todos os voos da Lufthansa estavam desmarcados e ninguém estava no guichê”, explica.

Gabriela afirmou que foram mais de sete horas para encontrar os animais novamente. No entanto, ela disse que ficou sem informações do que motivou o atraso na chegada dos cães.

Outro lado

Por meio de nota, o Grupo Lufthansa informou que foi “forçado a suspender as operações nesta sexta por conta da greve” e “sempre que possível, oferece conexões alternativas e remarcação no trem”.

“Lamentamos o enorme impacto desta greve de advertência que está sendo realizada à custa dos nossos passageiros. Não fazemos parte da negociação coletiva e não têm influência sobre isso”, disse Michael Niggemann, membro do Conselho Executivo da Lufthansa, por meio de nota.

Sobre a falha no sistema de TI explicou que uma empresa externa trabalhava no sistema ferroviário acabou cortando as linhas de fibra ótica, o que afetou as operações. A companhia não comentou sobre os casos específicos envolvendo os brasileiros.

Sobre a greve

Trabalhadores de aeroportos alemães fazem manifestação durante greve de 24 horas por reajuste de salários no aeroporto de Frankfurt, em 17 de fevereiro de 2023. — Foto: Heiko Becker/ Reuters

Mais de 295 mil passageiros são afetados pelo cancelamento de cerca de 2.340 voos nos aeroportos de Bremen, Dortmund, Frankfurt, Hamburgo, Hanover, Munique e Stuttgart, de acordo com a associação de aeroportos ADV.

É a mais recente de uma série de greves e protestos que atinge as principais economias europeias, incluindo França, Reino Unido e Espanha, à medida que os preços mais altos de alimentos e energia afetam a renda e os padrões de vida em meio à pandemia e à guerra na Ucrânia.

O sindicato alemão Verdi anunciou a greve na quarta-feira depois de dizer que os esforços de negociação coletiva para funcionários de serviços terrestres, funcionários do setor público e trabalhadores de segurança da aviação tiveram pouco progresso. O sindicato pressiona por um aumento salarial de 10,5%, ou pelo menos 500 euros por mês.

Fonte: G1