Lençóis Maranhenses é o parque nacional mais buscado no Google nos últimos 12 meses, aponta levantamento

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: Divulgação / TV Mirante

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, é o parque nacional do Brasil mais buscado no país nos últimos 12 meses no Google, é o que mostra um levantamento feito pela equipe de dados da plataforma de pesquisa. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

De acordo com o levantamento, o termo “parque nacional” é a segunda versão mais buscada ao lado de “parque”, atrás apenas de “parque aquático”. Distrito Federal, Piauí e Rio de Janeiro foram as unidades federativas que mais buscaram por parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses.

O levantamento também mostra que “o que é parque nacional?” foi a pergunta mais buscada sobre parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses. “Parque nacional mais antigo do Brasil” é o termo com maior crescimento ao lado de parque nacional no Brasil na comparação do último ano com o período anterior. Veja a pesquisa completa aqui.

Parques nacionais mais buscados no Google no Brasil nos últimos 12 meses:

  1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
  2. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  3. Parque Nacional da Tijuca
  4. Parque Nacional da Chapada das Mesas
  5. Parque Nacional do Itatiaia
  6. Parque Nacional da Chapada Diamantina
  7. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
  8. Parque Nacional Serra da Capivara
  9. Parque Nacional Iguaçu
  10. Parque Nacional do Monte Roraima

Parques Nacionais

Segundo a lei 9.985 de 2000, o parque nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. No total, o Brasil tem 74 parques nacionais.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.

Na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, as paisagens mais conhecidas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em junho de 1981, são as lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.

Como é o parque

É bom avisar que não se pode entrar no parque com carro particular, quadriciclos ou motos. O transporte mais comum é a famosa “jardineira”, com tração nas 4 rodas. Prepare-se para chacoalhar bastante!

Em Barreirinhas existem acessos mais fáceis, como o que segue até a Lagoa Azul, e outros mais aventureiros, como uma tradicional duna de 40 metros que faz o turista precisar até de corda para subir.

Atualmente, diferente de outros parques nacionais, não é cobrada taxa para entrar nos Lençóis.

Mas existe uma série de regras: não pode consumir bebida alcoólica e nem levar animais domésticos, por exemplo. E não tem vendedor ambulante nem quiosque: é preciso levar tudo o que se vai consumir, até água.

Disputa ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

A entrada dos Lençóis Maranhenses na lista confere um status de prioridade na conservação do sítio; com o título de patrimônio natural, o seu estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Critérios para escolha

Entre os 10 itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), “os locais precisam ter um valor universal excepcional”. O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.

Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.

Candidatura aprovada

Ranking mundial

Nos Lençóis Maranhenses, o grande atrativo para o jornal são as dunas brancas, com as piscinas naturais descritas como “sobrenaturais”.

Com o título de patrimônio natural, o estado de preservação do Parque Nacional fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Fonte: G1