O apartamento tem mesmo vista para o mar? Como verificar a localização de imóvel alugado e evitar frustração

Foto do anúncio mostra janela do apartamento com vista fake da praia — Foto: Reprodução

Para quem está organizando uma viagem, entre as opções de hospedagem estão as plataformas de aluguel de estadias. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes para não cair em armadilhas ou até mesmo ser surpreendido com a escolha, como o caso que viralizou nas redes sociais de uma turista que encontrou um adesivo na janela ao invés da vista para o mar.

O g1 reuniu algumas dicas de checagem e ouviu Marco Freitas, da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), além dos advogados especialistas em direito do consumidor Elaine Keller e Marco Araújo Junior.

🔎 Pesquise a hospedagem no Google

📍 Mapas: verifique no Google Street View se a localização condiz com o anúncio a partir da geolocalização. Veja como acessar:

  • Pesquise um lugar ou endereço no Google Maps;
  • Arraste o Pegman (bonequinho amarelo) para um lugar no mapa.

No caso do Airbnb, a localização exata da acomodação só é fornecida ao hóspede após a reserva ser confirmada. No entanto, são disponibilizados mapas que mostram a região e nos anúncios podem ter informações mais detalhadas.

Anúncio no Airbnb mostra a localização verdadeira e tem aviso sobre adesivo na janela — Foto: Reprodução

📷 Fotos: Para se certificar de que um anúncio feito nas plataformas é real, é possível pesquisar a autenticidade das imagens apresentadas.

Para isso, baixe as imagens do anúncio e faça uma busca reversa no Google. Se elas aparecerem em outros sites, é um indicativo de possível fraude. Veja como:

No smartphone Android, abra o Google app ou o app Chrome

  • Acesse o site em que a imagem aparece;
  • Toque na imagem e a mantenha pressionada;
  • Toque em Pesquisar com o Lens;
  • Na parte de baixo da tela, role para encontrar os resultados da pesquisa relacionados;
  • Para refinar a pesquisa, toque em Adicionar à sua pesquisa. Depois, insira as palavras-chave.

No iPhone ou iPad, acesse a página Imagens do Google

  • Pesquise uma imagem.
  • Toque na imagem.
  • No canto esquerdo de baixo, toque em Pesquisar na imagem.

Navegadores compatíveis

Você pode fazer uma pesquisa visual com o Lens na maioria dos navegadores:

  • Baixe a imagem no seu computador;
  • Acesse a página Imagens do Google;
  • Clique em Pesquisa por imagem Google Lens;
  • No computador, localize o arquivo com a imagem que você quer usar na pesquisa;
  • Clique na imagem e mantenha o botão do mouse pressionado, arraste e solte a imagem na caixa de pesquisa;

🌎 Tour virtual 360°: com Street View Trusted é possível observar imagens por todo o interior da hospedagem, com visão panorâmica de 360 graus. Geralmente está disponível em hotéis, pousadas e resorts. Neste caso, os passeios ficam automaticamente disponíveis na rede de pesquisa; saiba como:

  • Abra o Google Maps;
  • Pesquise um lugar ou clique em um marcador no mapa;
  • À esquerda, selecione a foto com o ícone do Street View e faça o passeio.

📱 Nos apps ou sites de hospedagem

Descrição: deve estar de acordo com o estado do imóvel em que ele se encontra, com todas as características específicas que devem estar de fácil compreensão e visibilidade.

Nos casos de propaganda enganosa, ou seja, quando o cliente percebe que um produto não é exatamente aquilo que lhe foi oferecido, é possível entrar em contato com a empresa e pedir a aplicação do código do consumidor, diz Daiane Almeida, advogada especialista em direito do consumidor.

“Toda oferta precisa ser clara o suficiente para que não haja dúvida ou equívoco acerca do que está sendo ofertado”, explica o advogado Marco Araújo Junior. Ele explica que apesar de constar na descrição do imóvel, é preciso ter cuidado ao registrar as fotos das instalações, seja apresentando objetos ou até mesmo vista para o mar.

Avaliações: verifique as relevâncias e pontuações que os próprios sites e aplicativos atribuem para as hospedagens e anfitriões.

Comentários: nos relatos de hóspedes anteriores é possível checar a veracidade das fotos do anúncio e as impressões que mais chamaram atenção nas instalações.

Contratação pelas plataformas: as empresas responsáveis têm regras específicas para evitar golpes. “Desconfie de anúncios que tiverem preços muito diferentes da média ofertada no mercado, com anúncios convidativos que podem ser uma roubada”, orienta Marco Freitas, da ABADI.

Tira-dúvidas com o anfitrião: é possível fazer um contato prévio com o locador, que pode demonstrar por meio de uma chamada de vídeo como estão as condições do imóvel. Também poderá esclarecer dúvidas, assim como obter dicas de locais interessantes para visitar na região, como comércios, restaurantes e pontos turístico.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: G1

Marcações: