O que levou Sydney a perder posto de maior cidade da Austrália

Os últimos números oficiais divulgados pelo governo apontam que Melbourne tem 18,7 mil pessoas a mais que Sydney — Foto: Getty Images via BBC

Melbourne ultrapassou Sydney como a cidade mais populosa da Austrália pela primeira vez desde a corrida do ouro, no século 19, após uma mudança de fronteiras.

Sydney detinha orgulhosamente o título havia mais de 100 anos.

No entanto, com as populações crescendo rapidamente nos arredores de Melbourne, os limites da cidade foram expandidos para incluir a área de Melton.

Os últimos números oficiais divulgados pelo governo, de junho de 2021, contabilizam a população de Melbourne em 4.875.400. São 18.700 pessoas a mais que Sydney.

O Australian Bureau of Statistics (ABS), a agência nacional de estatísticas do país, define como “área urbana significativa” de uma cidade todas as regiões conectadas com mais de 10 mil pessoas.

“Com a fusão de Melton com Melbourne na classificação mais recente, Melbourne tem mais pessoas do que Sydney — e desde 2018″, disse Andrew Howe, do ABS, ao jornal Sydney Morning Herald — que descreveu a fronteira redesenhada como “uma atualização técnica”.

Os orgulhosos moradores de Sydney rebatem a conclusão do ABS dizendo que, ao olhar para as regiões metropolitanas de Sydney e Melbourne, Sydney permanecia maior em junho de 2021.

As regiões metropolitanas de uma cidade levam em consideração sua “área funcional”, diz a ABS, e incluem populações que frequentam ou trabalham na cidade, mas podem morar em pequenos municípios e áreas rurais ao seu redor.

No entanto, o governo federal prevê que a Grande Melbourne ultrapassará a Grande Sydney em 2031-32.

O rápido crescimento de Melbourne se deve, em grande parte, à migração internacional, disse à BBC a demógrafa da Universidade Nacional Australiana, Liz Allen.

Allen observou que, ao contrário de Sydney, que tem uma “ressaca histórica” de uma época em que “não queria ser vista como outra coisa senão branca”, Melbourne tem a reputação de celebrar a diversidade.

É também um destino atraente para migração, pois tem oportunidades de emprego e educação comparáveis a Sydney, mas tem historicamente sido mais acessível.

Não é a primeira vez que Melbourne detém o título de maior cidade da Austrália. Como resultado da corrida do ouro no final do século 19, que viu os migrantes se mudarem para o Estado de Victoria, Melbourne cresceu rapidamente e superava Sydney até 1905.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: G1

Marcações: