Parques naturais do ES contam com trilhas e mirantes; conheça os principais

Gruta do Limoeiro é uma das atrações naturais do ES — Foto: Prefeitura de Castelo | MosaicoConvention

Cheios de belezas exuberantes e ar fresco, diversos parques do Espírito Santo oferecem atrações que colocam os turistas em contato direto com a natureza. O g1 separou dicas de lugares de Norte a Sul do estado com trilhas, passeios de bicicleta, grutas e dunas para quem quiser colocar o pé na estrada. Confira:

  • Parque da Fonte Grande

O parque da Fonte Grande está localizado no coração de Vitória e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por lei em área urbana do país.

Em uma área equivalente a mais de 200 campos de futebol, o parque possui trilhas entre a Mata Atlântica e nascentes como Campinho, Mangueiras, Cazuza, Bambuzal, Ganda e D. Jandira.

Visitantes podem ainda avistar toda a baía de Vitória, o manguezal e pontos paisagísticos, históricos e culturais de Vitória e dos municípios vizinho.

Mirante do Sumaré, no Parque da Fonte Grande, em Vitória — Foto: Fernando Madeira/ Rede Gazeta

De 1° a 31 de janeiro, o parque da Fonte Grande ficará aberto uma hora a mais por dia. Durante o período, o horário especial de funcionamento será das 8 às 19 horas, de terça a domingo. A entrada é gratuita.

  • Parque da Cidade

O Parque da Cidade, na Serra, região metropolitana, conta com bromeliário, pista de caminhada, campo de futebol society, quadra de tênis, pista de skate, playground, entre outros. As portas do espaço ficam abertas gratuitamente de segunda a domingo, das 6 às 21 horas.

Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra — Foto: Divulgação/ PMS

  • Parque Estadual do Forno Grande

A 2.039 metros de altitude do município de Castelo, na região Sul, está o pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso e o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. De um lado é possível visualizar o Pico da Bandeira e de outro o mar e as cidades litorâneas.

Também possui uma cachoeira, área de piquenique, uma exposição permanente de bromélias, piscinas naturais, trilhas e a Gruta da Santinha — formação rochosa onde existe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Parque Estadual Forno Grande — Foto: Prefeitura de Castelo

O parque Estadual é gerido pelo IEMA (Instituto Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos) e tem entrada gratuita. Não possui lanchonete, restaurante ou área de camping. Mais informações sobre visitação e horário de funcionamento de cada atração pelo telefone (27) 99727-6295.

  • Gruta do Limoeiro

Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, a Gruta do Limoeiro possui um paredão de formação rochosas com 30 metros de altura. Por lá, existe fontes de água, além pedras e galerias de rara beleza em seu interior.

Gruta do Limoeiro, em Castelo, no ES — Foto: Prefeitura de Castelo | Mosaico Convention

Assim que o visitante chega conhece a Pedra do Sino, uma das mais famosas, devido ao seu formato e som metálico que produz quando tocada. No local, também há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que serve de inspiração para os devotos que vão até a gruta rezar.

Turistas podem conhecer o local de terça-feira à domingo, das 9h às 16h. O passeio guiado custa R$10, sendo que estudantes pagam meia-entrada. Informações e agendamentos em (28) 99986-1542.

  • Mirante de São Pedro Frio

Localizado a 40 km do município de Colatina, no Noroeste do estado, São Pedro Frio fica a 600 metros de altitude, é cercado por verde e tem clima de montanha.

Mirante de São Pedro Frio visto por drone — Foto: Érica Pertel Sabaini

A região também possui um mirante a 620 metros, de onde é possível contemplar a exuberante natureza e respirar ar puro. Para quem curte turismo de aventura, o local é um ótimo destino por também contar com corredeiras, cachoeiras e quedas d’água e ter parte da área coberta por mata atlântica preservada.

  • Reserva Biológica do Córrego do Veado

A Reserva Biológica do Córrego do Veado, em Pinheiros, no Norte, é uma boa pedida para os amantes de escalagem, caminhadas e trilhas. Também há cerca de 26 km de estradas para passeios de bike. O acesso é gratuito e o local está aberto para visitação de 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Córrego do Veado, em Pinheiros — Foto: Prefeitura de Pinheiros

Conceição da Barra

  • Parque Estadual de Itaúnas

No Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte do estado, os visitantes encontram a beleza natural das praias, das dunas e da floresta de restinga e a riqueza histórica da vila antiga, soterrada pelas dunas.

Além disso, tem as manifestações culturais do Ticumbi, do Alardo, do Jongo e dos Reis de Bois, realizadas na festa de São Sebastião e São Benedito, em janeiro; e o tradicional Festival Nacional de Forró de Itaúnas, realizado em julho.

Parque Estadual de Itaúnas, no ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Também é possível fazer trilhas e conhecer um pouco mais da história de preservação do local. Em 1986, as dunas de Itaúnas foram tombadas como monumento natural do Espírito Santo, pelo Conselho Estadual de Cultura.

Não é necessário agendamento. Visitação gratuita. Centro de visitantes aberto todos os dias, de 08 às 17 horas.

  • Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Parque Paulo César Vinha é reaberto para visitação após incêndio em Guarapari — Foto: Karolina Gazoni/Iema

A Unidade de Conservação do parque volta a funcionar todos os dias, das 8h às 17h, com acesso permitido às trilhas até as 15 horas. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Domingos Martins

  • Parque Estadual da Pedra Azul

A Pedra Azul, com 1.822 metros de altitude, junto com a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, e a Pedra do Lagarto, formam um belíssimo conjunto rochoso granítico, que além de ser um dos cartões postais do Estado é também considerado um patrimônio geológico brasileiro e fazem parte do Parque Estadual da Pedra Azul.

Algumas das atrações do parque, que fica em Domingos Martins, na região Serrana do estado, são: piscinas naturais; trilha das orquídeas; mirantes; opções de escaladas; cafeterias; restaurantes; pousadas; entre outros.

Parque Estadual de Pedra Azul — Foto: Leonardo Merçon

Este é um dos locais mais visitados no estado, principalmente no período de inverno, quando os visitantes vão em busca do clima frio e das paisagens das montanhas. Por este motivo, para evitar a aglomeração de pessoas e possíveis impactos na natureza e nas estruturas de visitação, assim como na experiência e segurança dos visitantes, o parque atualmente possui um limite máximo de 150 pessoas por dia para acesso às trilhas.

O Parque Estadual da Pedra Azul funciona de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita. O acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas. O agendamento para escalada pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Não é necessário fazer agendamento para visitação. A entrada funciona por ordem de chegada, com distribuição de fichas a partir das 8 horas, para todos os horários de entrada.

  • RDS Papagaio

O Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio, em Anchieta, Sul do ES, funciona todos os dias para visitação. Com 14.000 m² o local possui um viveiro de mudas, circuito para caminhada, academia popular, playground, mirante e diversas esculturas de espécies da região.

Parque RDS Papagaio: visitas podem ser feitas diariamente — Foto: Prefeitura de Anchieta

O horário de funcionamento é das 07h às 18h. O parque possui ainda estacionamento, banheiros, auditório e videomonitoramento. O nome é em homenagem ao papagaio do mangue, uma das espécies que habita a região.

Santa Maria de Jetibá

  • Pedra do Garrafão

Distante 38 km da sede do município de Santa Maria de Jetibá, no Sul do ES, com 1.460 metros de altura, a Pedra do Garrafão fica localizada no distrito de São João Garrafão.

O clima agradável com baixas temperaturas e a bela paisagem composta pela vegetação da Mata Atlântica proporciona a prática do esporte, sendo permitido fazer a escalada na pedra, tendo um contato direto com a natureza que proporciona um momento único de aventura e lazer.

Pedro do Garrafão — Foto: Prefeitura de Santa Maria de Jetibá

Para subir a Pedra, é preciso um guia particular, pois a trilha é considerada de nível difícil. Entrada gratuita.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Fonte: G1