Renovação de visto americano de turismo e negócios tem queda no tempo de espera para entrevista

Cerca de 100 mil pessoas esperam emissão de passaporte no Brasil — Foto: Governo Federal/ Divulgação

A fila de espera para a entrevista de renovação do visto americano da categoria turismo e negócios teve queda em dezembro, informou o consulado do país no Brasil.

Em São Paulo, o terceiro posto que mais emite vistos no mundo para os Estados Unidos, triplicou as renovações da categoria. O período para o agendamento na capital paulista é de 35 dias, atualmente. No início de novembro, esse prazo era de 8 meses.

A menor espera para o agendamento é em Brasília, com 20 dias, e a mais longa é em Recife, onde a entrevista pode demorar até 65 dias.

Os prazos mais curtos acontecem por causa do aumento do número de funcionários nas unidades, além de inovações tecnológicas, disse nota do consulado americano.

O visto de turismo e negócios é responsável por cerca de 90% das solicitações em São Paulo, sendo que quase 40% são renovações.  

São considerados “renovações” vistos da categoria que venceram há até 48 meses.  

O processo de renovação é mais rápido do que a solicitação de um visto novo, já que existe a possibilidade de a entrevista na embaixada ou consulado ser dispensada.

Saiba também:

Como renovar o visto para os EUA

Como renovar o visto para os EUA

Primeiro visto

A fila para emissão do primeiro visto de turismo e negócios para entrar nos Estados Unidos é maior do que a da renovação. Veja os prazos para agendamento da entrevista:

  • São Paulo: 491 dias;
  • Brasília: 399 dias;
  • Rio de Janeiro: 437 dias;
  • Recife: 332 dias;
  • Porto Alegre: 352 dias.

Saiba mais:

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte

Fonte: G1