Restaurante falso em Montreal, no Canadá, chega ao topo de ranking em site de viagens

Restaurante falso em Montreal, no Canadá, chega ao topo de ranking no TripAdvisor — Foto: ASSOCIATED PRESS

O Le Nouveau Duluth, restaurante localizado em Montreal, no Canadá, chegou a ser o mais recomendado no site de viagens TripAdvisor, mas usuários começaram a perceber que era impossível conseguir uma reserva no espaço, a razão: ele não existe. O caso foi revelado pela CBC News.

O estabelecimento falso recebeu 85 avaliações, todas com cinco estrelas. Ele ocupava o topo da lista entre os mais de 3 mil estabelecimentos cadastrados.

O anúncio não tinha detalhes do menu, nem do site ou das redes sociais. As avaliações e fotos associadas ao restaurante, agora, estão inativas.

Restaurante falso chegou a receber 85 avaliações — Foto: Reprodução/ Google

LEIA MAIS:

O restaurante – que nunca foi aberto ao público – ficou famoso em julho do ano passado, depois que o comediante Charles Deschamps e um amigo decidiram pregar uma peça para criticar o processo de classificação feito por sites como o TripAdvisor.

“Recebi uma ligação por mês para fazer uma reserva”, disse Deschamps à Radio Canada. “Eu disse que estávamos cheios pelos próximos dois meses. Quando as pessoas pediam o cardápio, eu respondia: nós fazemos tapas!’”

Deschamps contou que teve a ideia quando um amigo dele teve seu próprio restaurante atacado por críticas negativas, provavelmente de um estabelecimento rival.

A história do restaurante falso terminou quando foram registradas reclamações ao TripAdvisor e após um artigo publicado pela CBC News em fevereiro deste ano.

O TripAdvisor informou à CBC News que não pode ser responsabilizado por pegadinhas e retirou as informações sobre o estabelecimento do site.

“Nesta ocasião, uma falha nas práticas de moderação humana significou que a listagem falsa permaneceu ativa na plataforma por mais tempo do que deveria. As listagens – incluindo as avaliações e fotos associadas a ela – agora estão inativas”.

O g1 não conseguiu contato com o comediante Deschamps e com o TripAdvisor até a última atualização da reportagem.

Leia também:

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

Veja como é o novo modelo de passaporte

Veja como é o novo modelo de passaporte

Família canadense viaja pelo mundo em busca de ‘memórias visuais’

Família canadense viaja pelo mundo em busca de ‘memórias visuais’

Fonte: G1