SC possui 3 praias de nudismo, o maior número do país; conheça

Praia do Pinho, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

Santa Catarina possui três praias de nudismo espalhadas pelo estado. O número, segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN), é o maior do Brasil (veja abaixo).

A prática é um modo de viver que vem do naturismo, filosofia que prega autorrespeito, autoconhecimento, respeito ao próximo, alimentação saudável e preservação da natureza.

Presidente da FBRN, Paula Silveira avalia que todas as três praias são acolhedoras, cada uma com suas particularidades. “Todas são bem convidativas com suas belezas naturais”, afirma.

“A praia do Pinho é mais cheia. A da Galheta tem uma extensão maior e as pessoas ficam mais espaçadas. A de Pedras Altas, por conta do acesso mais difícil, tem poucas pessoas e é mais tranquila”, destaca.

Pedras Altas – Palhoça

O mar de Pedras Altas, em Palhoça, na Grande Florianópolis, é tranquilo. Sem ondas, é ideal para aproveitar em família

O caminho à praia, no entanto, não é tão simples. O acesso se dá pela BR-101, a 30 quilômetros de Florianópolis, em direção do sul do Estado. Em seguida, é necessário entrar na localidade de Enseada de Brito, no km 232 da rodovia, e andar por uma estrada à beira-mar, no sentido sul, até chegar ao destino final.

Pedras Altas, em Palhoça — Foto: Paula Silveira/ Arquivo pessoal

Em termos de infraestrutura, os dois lados da praia oferecem bar e restaurante. No espaço naturista, há uma pousada, área de camping e estacionamento.

Praia da Galheta – Florianópolis

Segundo a prefeitura de Florianópolis, a Galheta é uma praia de naturismo desde 1986. A prática naturista, no entanto, é opcional.

O mar da Galheta, conforme o município, também é bastante procurado por surfistas que buscam ondas “bem formadas”.

praia da galheta florianopolis — Foto: Fernanda Burigo/G1

A Praia da Galheta é ideal para quem curte a natureza em toda a sua plenitude. As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas.

A Federação Brasileira de Naturismo avalia a praia como “ideal para quem curte a natureza em toda a sua plenitude”.

“As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas”, descreve o site da federação.

Praia do Pinho – Balneário Camboriú

Localizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, a Praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil. De fácil acesso, o espaço tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho.

O acesso é pela rodovia Interpraias, através de um trevo da BR-101.

Formada por areia clara de espessura média, a praia do Pinho é acessada pela Avenida Rodesindo Pavan. Além da faixa de areia e do mar calmo, o espaço possui pousada, restaurantes e estacionamento privativo. Ao redor, visitantes podem contemplar costões e Mata Atlântica preservada.

Praia do Pinho é considerada a primeira de naturismo do Brasil — Foto: Praia do Pinho/Divulgação

A Praia do Pinho ganhou notoriedade nacional através da reportagem, intitulada “Todo mundo nu em Camboriú”, publicada em uma revista de circulação em todo o país no ano de 1984. Em 1986, cerca de 25 pessoas que praticavam o nudismo foram presas no local.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1

Marcações: