Setor de turismo despenca 36,7% em 2020, diz IBGE

O Rio de Janeiro, uma das cidades mais turísticas do país, registrou tombo de 30,9% do turismo em 2020. Na foto, registro de banhistas na praia de Ipanema no verão do ano anterior. — Foto: Daniel Silveira/ G1

Em meio à pandemia de coronavírus, o índice de atividades turísticas despencou 36,7% em 2020 frente a igual período de 2019, segundo divulgou nesta quinta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho do setor de turismo foi pressionado, sobretudo, pelos ramos de restaurantes, transporte aéreo, hotéis, transporte rodoviário coletivo de passageiros, catering, bufê e outros serviços de comida preparada e agências de viagens.

Todas as 12 unidades da federação investigadas pelo IBGE registraram taxas negativas, com destaque para São Paulo (-40,0%), seguido por Rio de Janeiro (-30,9%), Minas Gerais (-35,2%), Bahia (-37,2%) e Rio Grande do Sul (-43,3%).

Na passagem de novembro para dezembro, o indicador ficou estável, interrompendo uma sequência de 7 altas.

“Todas aquelas atividades de caráter presencial, como transporte aéreo de passageiros, restaurantes, hotéis, locações de automóveis e agências de viagens, puxaram o indicador para baixo, fazendo com que ele ficasse estável nesse mês”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Já na comparação com dezembro de 2019, houve queda de 29,9% do indicador.

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia dentro das atividades de prestação de serviços, sobretudo os segmentos de alojamento, alimentação, serviços prestados às famílias e transportes.

De acordo com o IBGE, o segmento de turismo ainda precisa avançar 42,9% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020, mês que antecedeu aos efeitos da pandemia.

“Há uma correlação do turismo com o caráter presencial da prestação de serviços. Isso fica evidente quando a gente olha para os segmentos mais afetados pela pandemia”, enfatizou Lobo.

De acordo com o gerente da pesquisa, para recuperar os patamares mais altos o setor de serviços depende da vacinação em massa da população brasileira.

“Para além de qualquer medida que o governo ou as empresas possam adotar para avançar o setor de serviços nas suas diversas esferas , nada vai ser mais importante que uma vacinação em massa da população. É impossível dissociar uma recuperação dos serviços da questão sanitária no país. Naturalmente, o que se impõe (sem a vacinação) é uma menor circulação de pessoas e, consequentemente, uma menor prestação de serviços, sobretudo daqueles que dependem do atendimento presencial”, avaliou Lobo.

Retomada do turismo está sendo realizada aos poucos em meio a pandemia de Covid-19 na BA
Retomada do turismo está sendo realizada aos poucos em meio a pandemia de Covid-19 na BA

2 min Retomada do turismo está sendo realizada aos poucos em meio a pandemia de Covid-19 na BA

Retomada do turismo está sendo realizada aos poucos em meio a pandemia de Covid-19 na BA

Setor de hotelaria comemora melhora nas ocupações de leitos em todo estado.

Vídeos: veja as últimas notícias de Economia

Fonte: G1