Forte Noronha será reaberto, reformado, em novembro

Divulgação

O Forte Noronha contará com museu interativo com dados históricos e ambientais da ilha

O Forte Noronha contará com museu interativo com dados históricos e ambientais da ilha

Localizado na Baía de Santo Antônio, na Ilha de Fernando de Noronha, o Forte Noronha marca presença na 49ª edição da Abav Expo 2022, que acontece até sexta-feira (23), no Centro de Convenções de Pernambuco. Mais novo monumento de entretenimento e Turismo do Estado, equipamento terá gestão voltada à proteção do patrimônio.

A programação de reabertura está marcada para novembro deste ano, quando o Consórcio Forte entregará ao patrimônio tombado um novo equipamento cultural para a ilha, contemplando um museu imersivo que contará a história do surgimento de Fernando de Noronha. Além deste, a fortaleza contará também com museu a céu aberto com placas informativas e guias, que conduzirão os visitantes em visitas com duração de cerca de 30 minutos.

MODELO PARA O BRASIL
Segundo Renata Borba, diretora executiva do Forte Noronha, esse modelo de administração será um projeto piloto para multiplicar ações de preservação e promoção do patrimônio cultural em todo País. “Além de todo o cuidado com o legado histórico e preservação, o projeto também contará com espaços multiusos, para diversas atividades, a exemplo de apresentações e oficinas de arte, cinema, música e dança”, pontua Renata Borba.

No quesito infraestrutura, o Forte Noronha contará com museu interativo com dados históricos e ambientais da ilha, áreas expositivas, mirantes, arquibancada, espaço de entretenimento infantil, palco para apresentação de artistas locais, auditório, restaurante com capacidade para 500 pessoas sentadas, espaço para eventos privados com capacidade para 1,2 MIL pessoas, mesas compartilhadas, gazebos exclusivos.

Divulgação

sustentabilidade
Em agosto deste ano o equipamento recebeu o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde. O título, que atesta o compromisso do equipamento com práticas voltadas às políticas ESG, tem como principal objetivo a redução dos impactos ao meio ambiente e o gerenciamento responsável do consumo de recursos naturais resultados da atividade do empreendimento.

Outro importante atrativo do Forte Noronha será a gastronomia, complementando a experiência cultural, a valorização ambiental e local do espaço. Sob o comando da chef Fernanda Wiettaeuper – com marcantes passagens no comando da cozinha do Wiella Bistrô (Recife-PE), experiências na França e recente passagem no Maré (Fernando Noronha) -, o Forte Noronha lançará operação própria e com proposta inédita no equipamento, o restaurante Paiol.

Com projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), o equipamento encontra-se em fechado, em obras desde 1º de julho.

Fonte: PANROTAS