Fox News se desculpa por se referir a países da América Central como “países mexicanos”

A rede de TV Fox News pediu desculpas após um texto exibido no programa “Fox & Friends” chamar Honduras, Guatemala e El Salvador de “países mexicanos”. As imagens viralizaram na internet, geraram um grande desconforto e o canal de televisão recebeu críticas.

O programa relatava o corte da ajuda do governo aos governos de El Salvador, Guatemala e Honduras, todos na América Central, devido ao endurecimento na política imigratória do presidente Donald Trump.

O texto que acompanhava a reportagem sobre o tema, então, dizia: “Trump corta ajuda dos EUA a 3 países mexicanos”. Na correção, lida ao vivo no domingo, o apresentador Ed Henry se desculpou pelo gráfico “impreciso”.

“Nós queremos esclarecer: o financiamento está sendo cortado para três países da América Central. Pedimos desculpas pelo erro”, disse Ed.

Nenhum dos três países envolvidos é dependência do México. Deles, aliás, somente a Guatemala faz fronteira física com o território mexicano.

O noticiário da FOX – incluindo o que transmitiu a informação errada – vem exibindo reportagens sobre as recentes medidas tomadas por Donald Trump para diminuir a imigração ilegal nos Estados Unidos.

Trump pretende fechar a fronteira com o México, e anunciou o corte de ajuda para El Salvador, Guatemala e Honduras. Isso porque, segundo dados do governo dos EUA, a maioria dos imigrantes que tentam entrar por terra no território norte-americano vem desses países da América Central – problema que aflige, inclusive, o governo mexicano, que fica no meio do caminho dos imigrantes.

Fonte: AcheiUSA