França e Espanha reabrem para o turismo internacional, mas o Brasil fica de fora

França e Espanha reabrem nesta semana para os turistas estrangeiros fora da União Europeia. Infelizmente a situação epidemiológica no Brasil, assim como o surto de diferentes variantes do novo coronavírus, deixou os turistas brasileiros fora desta liberação.

Viagens para Espanha

A Espanha flexibilizou as regras sanitárias e os turistas estrangeiros já podem entrar no país a partir de hoje. O viajante tem que comprovar que tem vacinação completa contra Covid-19 ao menos 14 dias antes da chegada a território espanhol. São aceitas as vacinas aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ou pela Agência Europeia de Medicamentos, entre elas a Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Se não estiver vacinado, o turista tem que apresentar um teste PCR ou antígeno. Pessoas recuperadas da Covid também são aceitas.

Apesar da boa notícia, os viajantes que partem do Brasil não poderão aproveitar desta nova medida. Os voos da Espanha para o Brasil continuam suspensos no mínimo até 22 de junho. Só podem ser realizadas viagens para a Espanha com o objetivo de transportar cidadãos locais ou de Andorra, pessoas em trânsito para outro país ou em viagem essencial.

Viagens para França

A liberação das viagens para a França também não irá beneficiar os turistas que embarcam no Brasil. Em medida recém-publicada o governo francês flexibilizará a entrada de estrangeiros a partir da próxima quarta-feira. Os cidadãos de fora da União Europeia poderão viajar para fazer turismo e não terão que cumprir quarentena. Será necessário o comprovativo de vacinação e um teste negativo. Esta medida vale para a maioria dos países, menos Austrália, Coreia do Sul, Israel, Japão, Líbano, Nova Zelândia e Singapura. Viajantes destes países não precisam comprar a vacinação.

Infelizmente o Brasil foi colocado na lista vermelha da França, juntamente com outros 15 países, como Índia e África do Sul. Quem chega do Brasil precisa de quarentena, teste e não pode viajar a turismo, mas apenas por motivos essenciais. Com a chegada do verão, os países da Europa se apressam em abrir as portas para recuperar o turismo. Para o próximo dia 1 de julho entra em vigor o uso do Certificado Digital Covid da UE. O passaporte eletrônico de vacinação, que já está em teste em alguns países, deverá facilitar as viagens internas.

Viagens para Inglaterra

Enquanto França e Espanha abrem as porteiras, o Reino Unido volta atrás. O país instituiu corredor verde com alguns países, incluindo Portugal. Mas a medida foi retirada. Já a partir de amanhã todos que embarcam de Lisboa, Porto e Faro tem que fazer quarentena ao chegarem em terras britânicas. De acordo com o plano de desconfinamento britânico, todas as atividades serão retomadas “normalmente” a partir de 21 de junho, mas o país tem registrado um aumento de casos nos últimos dias principalmente da variante indiana (Delta) e a medida pode ser adiada.

Enquanto isto, para os viajantes brasileiros a proibição do turismo no Reino Unido continua valendo sem perspectiva de retirada.

Veja também:

– Quem pode entrar em Portugal agora? País renova decreto e mantém turistas brasileiros de fora

Fonte: Melhores Destinos