Frio na barriga! Conheça os aeroportos mais perigosos e desafiadores do mundo

Os aeroportos mais perigosos do mundo são um desafio para pilotos experientes e um arrepio para os passageiros que tem medo de voar. Em vários lugares do mundo há pistas desafiadoras, pode ser devido ao seu comprimento, localização em meio a montanhas, condições climáticas extremas, e outros fatores. Conheça as pistas mais perigosas do mundo e do Brasil.

Aeroporto de Saba / SAB

Esta pequena ilha no Caribe é um município especial pertencente às Antilhas Holandesas. A curta pista de apenas 400 metros é a menor do mundo a receber voos comerciais. Ali só pousam aviões turboélice de pequeno porte que fazem a ligação com as demais ilhas das Antilhas. A pista dá pavor só de olhar. Ela fica sobre um platô a 18 metros sobre o nível do mar e as cabeceiras terminam em penhascos.

aeroporto saba

Aeroporto de Paro / PBH

Incrustado no meio da Cordilheira do Himalaia, o aeroporto internacional de Paro, no Butão, é para poucos pilotos e passageiros aventureiros. Os altos picos que passam dos 5 mil metros e a proximidade com os paredões rochosos são de tirar o fôlego. A pista de 1200 metros fica num vale a 2200 metros de altitude e recebe voos domésticos e da Índia, Nepal, Tailândia, e outros países asiáticos.

aeroporto paro

Aeroporto de Tegucigalpa / TGU

O pouso em aeroportos nos meio das montanhas requerem muito cuidado. É assim em Cusco, Cuenca, Quito, Paro, Katmandu, e em muitos outros países do mundo. Na capital hondurenha não é diferente. O piloto tem que tomar muito cuidado na hora do pouso. Após uma curva acentuada, o avião deve descer rápido para conseguir atingir a pista.

aeroporto Tegucigalpa

Aeroporto de Svalbard / LYR

Este aeroporto norueguês é o mais ao norte do mundo a receber voos comerciais. Conectado a Oslo e a Tronso, ele atende aos vilarejos de Svalbard e Longyearbyen que ficam numa ilha localizada na metade do caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. Cerca de 150 mil passageiros passam por este aeroporto por ano. Que frio!!!

Aeroporto de Barra / BRR

Esta ilha na Escócia requer mais informações do piloto antes de iniciar o voo. Além de checar as condições meteorológicas e o trêfego aéreo, os pilotos devem checar a altura das marés. É isto mesmo! Este aeroporto é o único no mundo a operar numa praia. A pista de pouso fica nas areias de uma praia escocesa.

aeroporto barra escoria

Aeroporto de Lukla / LUA

Este aeroporto no Nepal é a porta de entrada para os montanhistas que buscam chegar ao Everest. Inaugurado em 1964 a pista tem 527 metros, fica a mais de 2.800 metros de altitude e termina num penhasco. A sua denominação oficial é Aeroporto Tenzing-Hillary em homenagem as duas primeiras pessoas que escalaram a montanha mais alta do mundo em 1953, Tenzing Norgay e Edmund Hillary.

aeroporto Lukla

Aeroporto de Courchevel / CVF

Bem ao estilo de Lukla, este aeroporto nos Alpes Franceses tem uma pista ainda mais curta com apenas 525 m. O local é usado por turistas, endinheirados, que buscam chegar ao famoso e exclusivo resort de ski francês. Além do curto comprimento, a pista termina num penhasco e tem inclinação de 19 graus. O aeroporto já foi usado como locação de filmagem do 007 – O Amanhã Nunca Morre, de 1997.

Aeroporto de Funchal / FCN

O Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo não é só famoso pelo nome do craque português, ele também é conhecido por sua pista de 1.600 metros construída, em parte, sobre 180 colunas. Ao invés de aterrar parte do mar ou nivelar o terreno acidentado, o Governo decidiu construir uma estrutura acima da praia e da encosta. Além desta curiosidade, o pouso na Ilha da Madeira às vezes é bem radical devido aos fortes ventos.

aeroporto madeira

Aeroporto de Gibraltar / GIB

Esta parte de terra inglesa, no sul da Espanha, tem uma pista bem curiosa e chamada por alguns como a mais perigosa do sul europeu. O pouso nela não é tão difícil, mas o que chama atenção é que a pista é cortada por uma avenida. É isto mesmo! A Avenida Winston Churchill corta a pista ao meio e é fechada toda a vez que um avião se aproxima para pousar ou decolar.

aeroporto Gibraltar

Aeroporto de Saint Maarten / SXM

Este é famoso por seus vídeos na internet, onde turistas se arriscam na praia para literalmente voar com o forte vento de uma decolagem. Além do risco de machucar alguma pessoa na praia, os pilotos devem ficar atentos ao pouso numa pista curta. Apesar dos 2.179 metros, a pista pode ser tida como curta para os grandes aviões que este aeroporto caribenho recebe, como os Boeings 747 e 787 e Airbus 340 e 350.

Aqui não estamos falando de acidentes e riscos aos passageiros, mas de habilidade dos pilotos e frio na barriga provocado nos passageiros. Destacamos dois aeroportos de grande movimento no país:

Aeroporto de Congonhas/CGH – São Paulo

O segundo aeroporto mais movimentado do Brasil tem uma das pistas mais curtas do Brasil encravadas no meio da maior cidade da América do Sul. Dá frio na barriga pousar em meio a altos prédios. A pista principal do aeroporto de Congonhas tem 1.940 metros.

aeroporto congonhas

Aeroporto de Santos Dumont/SDU – Rio de Janeiro

A aeroporto Santos Dumont, na Baía da Guanabara, tem uma das pistas mais curtas do Brasil numa das paisagens mais lindas de aterrisagem do mundo. A pista tem apenas 1.323 metros. Se o avião não brecar… a parada será no mar.

Aproveite para conhecer as pistas de pouso e decolagem mais curtas do Brasil.

Fonte: Melhores Destinos