Fronteira: Americano é acusado de transportar imigrantes ilegais e colocar suas vidas em risco

Um homem de 23 anos foi preso no início desta semana depois de supostamente colocar em risco a vida de imigrantes que ele estava tentando transportar pelo Arizona.  Isaiah Osorio, do Novo México, está enfrentando acusações criminais federais depois que ele supostamente tentou transportar um grupo de imigrantes no sul do Arizona, de acordo com a Procuradoria do Arizona.

Os promotores afirmam que Osorio conheceu um coordenador de contrabando no Facebook e começou a organizar um evento de contrabando ao se corresponder com eles por meio do WhatsApp. Líderes locais, incluindo o governador Doug Ducey, recentemente pediram às empresas de mídia social para policiar melhor suas plataformas para pessoas que recrutam motoristas para contrabandear imigrantes pela fronteira EUA-México.

Em 24 de maio, Osorio dirigiu para o Arizona e pegou vários indivíduos indocumentados. Depois de dirigir por cerca de 30 minutos, Osorio percebeu que estava sendo seguido pela polícia e gritou para os imigrantes saírem de seu veículo, disse o escritório do advogado. Antes que um dos passageiros pudesse sair, Osorio supostamente o empurrou e acelerou o veículo. Autoridades federais dizem que o passageiro foi atropelado pelo veículo do suspeito e depois teve que ser levado ao hospital por traumatismo craniano.

Osorio mais tarde fugiu de um posto de controle da Patrulha de Fronteira antes de finalmente ceder aos agentes. Os promotores apresentaram acusações contra Osorio que incluem fugir da aplicação da lei e transportar migrantes para obter lucro, colocando-os em perigo.

Fonte: Brazilian Press