Georgia: Mais de 1600 imigrantes com green card tem “status” suspenso após se cadastrarem para votar

Mais de 1.600 não-cidadãos tentaram se registrar para votar na Geórgia na primeira revisão de cidadania do estado de suas listas de eleitores , anunciou o secretário de Estado da Geórgia nesta segunda-feira, 28 de março.

A auditoria descobriu que 1.634 não-cidadãos foram pegos tentando se registrar e desde então foram colocados no status de “cidadania pendente”, removendo-os da consideração para serem adicionados às listas de eleitores do estado. Nenhum dos indivíduos sinalizados havia votado nas últimas eleições.

Brad Raffensperger Said He Would 'Gladly Participate' in a Trump Probe

“Garantir que apenas os cidadãos votem nas eleições da Geórgia é fundamental para manter a integridade do voto na Geórgia”, disse o secretário de Estado Brad Raffensperger em comunicado. “À medida que estados e cidades liberais de todo o país estão mudando suas leis para permitir o voto de não cidadãos, continuarei tomando medidas para garantir que as eleições na Geórgia sejam executadas com integridade.” A revisão foi conduzida por meio do programa de Verificação de Direitos de Estrangeiros do Sistema de Cidadania e Serviços de Imigração dos EUA, que fornece informações sobre o status de imigração para entidades governamentais. Alguns estados, como Colorado e Arizona, supostamente usam o sistema como um método extra para verificar suas listas de eleitores.

As autoridades da Geórgia fizeram uma parceria com o Departamento de Serviços de Motoristas para identificar potenciais eleitores inelegíveis antes de enviar uma lista inicial por meio do processo SAVE. A auditoria encontrou um total de 2.258 candidatos com status de “cidadania pendente”, com 624 sem as informações necessárias para serem verificadas pelo sistema USCIS. “Assim que você ver que eles nasceram em um país estrangeiro, a próxima pergunta logicamente seria a prova de sua cidadania”, disse Raffensperger ao Washington Examiner. “Se eles não apresentarem isso, então eles não estão registrados para votar.” No entanto, alguns estados tiveram problemas com o uso do programa. Um desses incidentes aconteceu em 2012 na Flórida, quando uma auditoria mal feita sinalizou 2.625 eleitores elegíveis como não-cidadãos. Mais tarde, funcionários do estado anularam o processo, deixando claro quantos não-cidadãos estavam realmente nas listas de eleitores na época.

How One State Struggles to Enforce Its Immigration Law | The Pew Charitable Trusts

Outros estados tiveram problemas com auditorias independentes de cidadania, incluindo um esforço do Texas em 2019 para limpar suas listas de eleitores de não cidadãos que levaram a três investigações federais sobre o processo. A revisão sinalizou quase 100.000 eleitores registrados porque os dados não levaram em conta os imigrantes que obtiveram a cidadania, rotulando-os falsamente como ilegítimos. No entanto, Raffensperger disse acreditar que a auditoria deles é precisa. “Acho que Geórgia, fizemos certo”, disse ele. “A prova é que tivemos tantos não cidadãos que tentaram se registrar.”

Se os eleitores forem incorretamente retirados da lista, o gabinete de Raffensperger disse que é “muito simples corrigir esse tipo de erro” apresentando prova de cidadania ao ir às urnas. O secretário de Estado disse que seu escritório entraria em contato com os indivíduos listados como inelegíveis para verificar se eles foram sinalizados com precisão como não-cidadãos. O escritório então processará aqueles que se registraram ilegalmente. “Faremos nossa devida diligência, perguntaremos a eles individualmente e, em seguida, processaremos”, disse Raffensperger. “Só quero que todos sejam claros: na Geórgia, você precisa ser um cidadão americano para votar. E se você não estiver e estiver tentando votar, nós o processaremos”.

Fonte: Brazilian Press