Papa Francisco casa comissários Foto: APO Papa Francisco emocionou fiéis e animou internautas ao sugerir e casar dois comissários de bordo durante um voo doméstico no Chile. Mas nem todos viram ternura no gesto: a classe católica conservadora questionou a legitimidade do sacramento de Carlos Ciuffardi, de 41 anos, e Paola Podest, de 39, e alertou que a benção do pontífice a 36 mil pés de altitude poderia enfraquecer e banalizar a preparação marital. Parte dos religiosos, porém, vê uma “mudança de paradigma” na instituição e o esforço de trazer casais de volta à igreja.
“Você sabe o que é um casamento sujeito à anulação? Um celebrado aparentemente por um capricho, em um avião, cujo celebrante não pode assegurar que as partes são validamente batizadas”, tweetou a conta do blog Rorate Caeli, afeito às tradições da religião.
Nesta quinta-feira, Francisco recebeu um casal de comissários da Latam que o pediam para abençoar a união. Os dois trabalhavam no voo que levou o pontífice, sua delegação e a imprensa até Iquique, próxima parada de sua viagem pela América do Sul. Foi o próprio Francisco que sugeriu a Ciuffardi e Paola se casar logo ali, já que o sonho da cerimônia religiosa fora adiado por um terremoto no país, em 2010.
