Pular para o conteúdo

Como ancestrais das aves sobreviveram a queda de meteoro que extinguiu dinossauros

Direito de imagemPhillip KrzeminskiImage caption Ilustração simula momento da queda do asteroide Os ancestrais das aves modernas podem ter sobrevivido à queda de um asteroide gigante que acabou com as demais espécies da classe animal no planeta. E só teriam sobrevivido porque habitavam o chão das florestas.

A nova teoria, baseada no estudo de plantas fossilizadas e em estudos ornitológicos, ajuda a explicar como as aves acabaram por dominar o planeta.
Há 66 milhões de anos, a queda de um meteoro de entre cinco e dez quilômetros de diâmetro em uma região que hoje é conhecida como a costa da Península de Yucatán, no México, causou grande destruição na Terra e é vista como uma das principais causas da extinção dos dinossauros.

Grupos pró-intervenção militar tentam influenciar rumo de greve dos caminhoneirosQuem são e o que querem os caminhoneiros que estão parando o país?Ancestrais das aves que viviam no solo conseguiram resistir e ocuparam as árvores quando a flora se recuperou.
“Parece claro que ser uma ave de pequeno porte capaz de viver num mundo sem árvores teria proporcionado uma vantagem substancial para a sobrevivência após a queda do asteroide”, diz Daniel Field, do Milner Centre for Evolution da Universidade de Bath, na Inglaterra.

Fonte: BBC