Pular para o conteúdo

Febraban orienta sobre pagamento de boletos durante a greve dos caminhoneiros

Caso não receba um boleto de cobrança, o consumidor deve procurar a empresa emissora da fatura para pedir a segunda via Foto: Guito Moreto / 20.05.2017A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou orientações para os consumidores que deixarem de receber boletos de pagamento por conta da greve dos caminhoneiros. De acordo com a entidade, os interessados deverão procurar diretamente as concessionárias ou as empresas emissoras das cobranças para solicitar a segunda via de cada documento e não perder o prazo de vencimento.
De acordo com a entidade, em caso de atraso no pagamento, os consumidores devem tentar negociar a isenção de encargos cobrados diretamente com as empresas emissoras (escolas, clubes, condomínios etc.) e as concessionárias (água, luz, gás e telefone). Segundo a Febraban, os bancos recebedores desses boletos apenas cumprem o que está estabelecido em contrato.
Outra alternativa para pagar a cobrança em dia é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa cedente do boleto. O cliente deve pedir o número do código de barras da fatura. Com isso, pode fazer o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou correspondentes bancários (supermercados, casas lotéricas e agências dos Correios).
A Febraban lembra, também, que os clientes bancários dispõem do Débito Direto Autorizado (DDA), que elimina a necessidade do boleto impresso.

Fonte: Extra Online