O governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, disse que o abastecimento de combustível está garantido na capital federal até terça-feira (29). Segundo ele, chegaram ao DF mais de 200 caminhões-tanque carregados de 4 milhões de litros de combustível. Os veículos foram escoltados por viaturas da Polícia Militar. Rollemberg afirmou que esse carregamento garante o abastecimento da frota de ônibus e também dos postos que atendem veículos particulares. A capital começou a ser reabastecida na tarde ontem (26). Apesar disso, na manhã de hoje, longas filas eram vistas nos postos do Plano Piloto, na região central. Muitos, entretanto, continuavam fechados.
A Polícia Militar tem monitorado a situação das rodovias do DF e, segundo o governador, nenhuma das estradas locais está bloqueada.
Rollemberg anunciou hoje a suspensão das aulas na rede pública nesta segunda-feira (28), mas recomendou o funcionamento das creches conveniadas. Na terça-feira (29), as aulas deverão ser retomadas normalmente.
Os postos de saúde permanecerão fechados nesta segunda-feira, devendo normalizar os atendimentos a partir de terça. Nos hospitais, a prioridade é para o atendimento de urgências e emergências. Cirurgias eletivas e outros procedimentos deverão ser remarcados. Ainda segundo o governador, hospitais têm oxigênio para mais uma semana.
De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão funcionando normalmente.
