DivulgaçãoAutor de quadrinhos como “Cumbe” e “Encruzilhada”, Marcelo D’Salete apresenta uma história situada em Palmares na graphic novel , publicada pela editora Veneta.
Maior quilombo brasileiro e marco de resistência na luta contra a escravidão, Palmares foi formada no fim do século 16, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por ex-escravos. Seu nome original em língua banto quimbundo era Angola Janga.
O termo, que dá título ao livro, significa “pequena Angola”, mas apesar do nome, o lugar tinha uma população equivalente às das maiores cidades brasileiras da época.
Por mais de 100 anos, Palmares foi como um reino africano dentro da América do Sul. Organizados, os membros da comunidade resistiram a ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas.
O autor levou 11 anos para concluir a narrativa em quadrinhos, considerando o tempo da pesquisa e o de produção. São mais de 400 páginas em que ele conta histórias de batalhas e de personagens como Zumbi, Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho e Ganga Zona, entre outros.
Nascido em São Paulo em 1979, Marcelo D’Salete é professor de artes plásticas e mestre em história da arte.
