Pular para o conteúdo

Justiça derruba liminar e mantém leilão de linhas do Metrô nesta 6ª

18/01/201821h01A Justiça de São Paulo suspendeu na noite desta quinta-feira (18) a liminar (decisão provisória) que impedia a licitação das linhas 5-lilás e 17-ouro do metrô. Com isso, o leilão acontecerá normalmente nesta sexta (19).
A nova decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, atendendo pedido do Metrô e do governo do Estado.
“A paralisação do certame provocará o retardamento do procedimento licitatório e, por conseguinte, da entrega da operação comercial, em detrimento da expectativa de expansão do serviço público de transporte metroviário à população”, afirmou o presidente do TJ.
Desde o início desta quinta-feira, parte dos metroviários estão paralisados justamente para tentar barrar o avanço da licitação.
A suspensão da licitação tinha sido decida na tarde desta quinta, pelo juiz Adriano Laroca, que criticou a obrigação contratual do governo em compensar eventuais perdas de receita caso o número de passageiros não chegue ao planejado e caso a remuneração acordada em contrato seja diferente da paga pela população. “Basicamente, pode-se dizer que se trata de uma privatização custeada com recursos públicos”, disse na ocasião.

Fonte: Folha de S.Paulo