Vacina de febre amarela Foto: Fabiano Rocha / O GloboO Ministério da Saúde tentou nesta quarta-feira antecipar o fracionamento nas campanhas de vacinação dos estados do Rio e de São Paulo. Pelo menos no caso do Rio, a consulta foi feita pela manhã ao secretário Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior. Pela proposta da União, o início do fracionamento seria no próximo dia 22 de janeiro e não mais no dia 19 de fevereiro, alterando o planejamento da campanha. O estado do Rio anunciou para o próximo dia 27 de janeiro uma campanha de vacinação – as doses neste caso serão padrão.
Fontes da Secretaria estadual de Saúde informaram, no entanto, que o secretário é contrário a proposta por considerar que os municípios teriam dificuldades em preparar a logística para a vacinação fracionada. o Estado do Rio ainda tem 60% de sua população alvo para serem vacinados, o que corresponde a cerca de 8 milhões de pessoas. Ao todo, 15 cidades da Região Metropolitana receberão as doses fracionadas.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, negou que haja pressão do governo federal para que os estados antecipem a vacinação. Nardi voltou a dizer que não tem informação de um comunicado oficial do Rio em relação à antecipação da vacina até o momento, mas afirmou que as equipes técnicas da pasta mantêm contato direto com os estados.
