18/01/201809h00Por que os homens empreendem mais que as mulheres? A realidade brasileira equilibrada –em que a liderança de negócios oscila na casa dos 50%– é quase um mundo à parte. O diagnóstico veio da observação de Fernanda Moura, 43, e Taciana Mello, 48, em eventos no Vale do Silício.
As duas brasileiras se mudaram para Califórnia em 2013 e, com uma “visão romantizada” do lugar que reúne empresas como Google e Facebook, se surpreenderam ao ver poucas mulheres. “Tínhamos contato com missões de empreendedores brasileiros que iam visitar o vale e comentávamos que era uma vitória quando tinha uma empreendedora mulher.”
A curiosidade deu origem a pesquisas e as levou a criar o projeto The Girls on the Road (As Meninas na Estrada) para coletar histórias do empreendedorismo feminino ao redor do mundo. “Queríamos sair da discussão, de só continuar falando sobre isso e ler sobre essa questão e de fato contribuir para que essa situação mude.”
Em julho de 2016, colocaram o pé na estrada e, 24 países depois, irão lançar entre abril e maio um vídeo e um documentário com as entrevistas.
