Atualizar as vacinas, dar atenção à alimentação e cuidar da higiene são medidas recomendadas. Foto: Zeca Gonçalves / Agencia GloboO fim das férias é um momento de grande preocupação para os pais: além dos gastos extras com o uniforme e o material escolar, os responsáveis ainda precisam se preocupar com a readaptação das crianças ao ritmo dos estudos. Ao voltar a frequentar a escola, muitos estudantes correm o risco de ficar doentes.
— As crianças viajam, entram em contato com outras pessoas e acabam levando para a escola um monte de bactérias novas — explica Milton Orel, otorrinolaringologista do Hospital Cema.
A dica para evitar a transmissão de viroses e infecções é colocar em dia a caderneta de vacinação e focar na higiene.
— Para crianças a partir dos 4 anos, é preciso reforçar a importância de lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro. Os adolescentes podem levar álcool em gel — diz Carla Dall Olio, coordenadora da emergência pediátrica do Hospital Barra D’Or.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos por conta dos erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, por exemplo. Por não enxergar direito, muitos estudantes apresentam dificuldades de aprendizado durante o ano letivo.
