Governador da Califórnia fica no cargo depois de recall solicitado por Republicanos

A legislação da Califórnia permite que seja feito um recall do mandato do governador do estado, caso 12% do eleitorado concorde que suas atitudes são incoerentes com o bem-estar da população.

Gavin Newson, do Partido Democrata, teve o cargo ameaçado, mas respirou aliviado depois de vencer nas urnas na última terça-feira (14).

Com 62% das cédulas apuradas, Newsom estava à frente por 32 pontos percentuais: 66% dos eleitores dizendo que ele deveria permanecer no cargo e 34% dizendo que ele deveria ser removido. Esse resultado projeta a vitória do Democrata, que permanecerá no cargo até o término de seu mandato, em janeiro de 2023. O resultado oficial ainda levará alguns dias para ser divulgado e só será certificado em outubro.

A campanha para revogar o mandato de Newsom ganhou força com os conservadores, que discordam de políticas sobre direitos dos LGBTQI+, crime e imigração. Eles também discordaram da gestão do governador no que diz respeito à pandemia, com a exigência de máscaras, obrigatoriedade de vacinas e fechamento de escolas.

“Os eleitores disseram sim à ciência, à vacina, ao direito de votar sem medo, à diversidade, à inclusão e aos direitos das mulheres”, afirmou.

Fonte: AcheiUSA