Governador de NJ assina ordem para evitar inflação de preços por desabastecimento de fórmula infantil

O governador Phil Murphy assinou uma ordem executiva na terça-feira declarando estado de emergência em New Jersey devido a uma escassez nacional de fórmula infantil que, segundo ele, impedirá a manipulação de preços no estado.

A ordem proíbe os varejistas de cobrar mais de 10% do custo da fórmula. Qualquer aumento excessivo nos preços da fórmula é ilegal, de acordo com a atual Lei de Fraude ao Consumidor do Estado de Emergência, alertou o governador.

“Faremos tudo o que pudermos”, disse Murphy no programa “Pergunte ao Governador” do News 12 New Jersey. “Será uma situação difícil aqui por um período de tempo e queremos que as pessoas saibam que estamos aqui para ajudá-los”, acrescentou. A escassez decorre de um recall de fevereiro pela fabricante de fórmulas Abbott que exacerbou as interrupções contínuas na cadeia de suprimentos entre as fabricantes de fórmulas, deixando menos opções nas prateleiras das lojas em grande parte do país. A escassez levou alguns varejistas a limitar o número de latas de leite que os clientes podem comprar a cada vez.

O recall voluntário da Abbott resultou em quatro doenças relatadas em bebês que consumiram fórmula em pó de sua fabricação. Todos os quatro bebês foram hospitalizados com um tipo raro de infecção bacteriana e dois morreram, de acordo com o FDA.

A fábrica está fechada desde fevereiro devido a problemas de poluição. Mas o governo do presidente Joe Biden anunciou que a fábrica será reaberta e planeja aumentar as importações do exterior para começar a chegar mais fórmulas para o país. Após uma inspeção de seis semanas, os investigadores da FDA divulgaram uma lista de problemas em março, incluindo padrões relaxados de saúde e segurança e um histórico de contaminação bacteriana em várias partes da fábrica da Abbott em Michigan.

“Temos uma crise de fórmula infantil na América”, disse Murphy ao News 12 New Jersey. “Basicamente, a partir de hoje, enquanto houver estado de emergência, as pessoas não podem aumentar os preços em mais de 10%. É o máximo”, acrescentou. A Divisão Estadual de Assuntos do Consumidor tem a tarefa de investigar qualquer manipulação de preços, de acordo com o gabinete do governador. Os habitantes de New Jersey podem registrar uma reclamação de manipulação de preços em nj.gov/babyformula.

Fonte: Brazilian Press