Governo Biden envia primeiro voo com mais de 100 deportados brasileiros nesta sexta-feira

Um voo com cerca de 100 brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar nesta sexta-feira (21) a Belo Horizonte. A informação, publicada primeiro no jornal “O Estado de S. Paulo”, foi confirmada nesta terça. É a primeira vez que isso acontece desde que o presidente Joe Biden assumiu a Casa Branca.

De acordo com uma fonte ligada ao Itamaraty ouvida pelo G1, esses brasileiros já não tinham mais possibilidade de recorrer da deportação após meses de processo. Assim, essa leva de deportações não muda, neste momento, a situação de outros cidadãos do Brasil em solo americano que ainda buscam regularizar a situação.

Avião com 44 deportados chegou a Confins em março de 2020 — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Por enquanto, são 106 brasileiros que devem embarcar nesse voo — esse número pode variar até a data do embarque. Depois de chegarem no Brasil, a responsabilidade do retorno para seus estados e municípios de origem é de cada um dos passageiros repatriados. Voos de deportação com destino a Minas Gerais ocorreram com alguma frequência no ano passado: entre outubro de 2019 e outubro de 2021, foram 21 voos do tipo. // G1.

Fonte: Brazilian Press