Governo Biden está impedido temporariamente de acabar com restrições na fronteira  

Um juiz federal da Louisiana impediu o governo Biden de acabar com a Title 42 no dia 23 de maio. A Title 42 é uma medida criada pelo governo Trump em 2020 que permite que imigrantes sejam deportados sumariamente na fronteira devido à pandemia do coronavírus. O governo anunciou que acabaria com a medida no dia 23 de maio, mas agora está impedido.

O juiz Robert Summerhays emitiu a ordem na segunda-feira (25) a pedido de mais de 20 estados, que alegam temer um influxo de imigrantes muito maior que o já existente. Em março, 220 mil pessoas foram presas na fronteira e, segundo os republicanos, com o fim da Title 42, esse número pode ser muito maior.

“Nós aplaudimos a decisão desse juiz de impedir que a Title 42 chegue ao fim. A administração Biden não pode burlar a lei, já que questões de saúde pública ainda estão sendo levadas em conta”, disse o procurador-geral do Arizona, Mark Brnovich.

O Departamento de Justiça deve recorrer da decisão.

O que é a Title 42

Em março de 2020, quando foi declarada a pandemia do coronavírus, o governo Trump criou a medida que autoriza agentes de impedirem a entrada de imigrantes alegando questões de saúde pública. Biden decidiu manter a medida e, em dois anos, mais de 1.8 milhão de pessoas foram deportadas sumariamente.

Em abril deste ano, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) informou que acabaria com a Title 42 no dia 23 de maio.

Fonte: AcheiUSA