Governo Biden pretende gastar US $ 100 bilhões em imigração

O governo Biden está prometendo reservar cerca de US $ 100 bilhões para lidar com questões de imigração por meio de seu pacote de gastos sociais de US $ 1,75 trilhão, enquanto a Câmara divulga seu plano para fornecer status legal para migrantes sem documentos. 

A estrutura Build Back Better divulgada pela Casa Branca na semana passada, ocorre em um momento em que legisladores enfrentam repetidos bloqueios de estradas com o parlamentar do Senado sobre como usar o pacote de reconciliação para fornecer um caminho para o status legal de imigrantes indocumentados nos EUA.

“A estrutura inclui um investimento de $ 100 bilhões para reformar nosso sistema de imigração quebrado, consistente com as regras de reconciliação do Senado, bem como reduzir atrasos, expandir a representação legal e tornar o sistema de asilo e processamento de fronteira mais eficiente e humano”, escreveu a Casa Branca em uma versão que acompanha a estrutura.

A Câmara também divulgou na quinta-feira o texto do projeto de lei, incluindo uma cláusula que permite que pessoas indocumentadas que chegaram aos EUA em 2010 solicitem status legal. É em grande parte um texto “substituto”, pois reflete a opção do Plano B já apresentado pelo Senado, que foi derrubado pela parlamentar  Elizabeth MacDonough.

Ela disse que a medida era “pesada [uma] mudança de política” demais para justificar a aprovação do projeto de lei no processo de reconciliação orçamentária, que requer apenas 50 votos para aprovar medidas de gastos. O projeto da Câmara também inclui uma cláusula para recapturar até 226.000 vistos não utilizados. O fechamento do ano fiscal significou que mais de 200.000 vistos expirarão sem ação do Congresso, já que o governo não emitiu cerca de 150.000 vistos para famílias e até 80.000 vistos para empregos.

Fonte: Brazilian Press