Governo Biden vai enviar avião com deportados brasileiros nesta quinta-feira (20)

Um avião com pelo menos 130 pessoas que foram presas na fronteira dos EUA com o México será mandado para o Brasil nesta quinta-feira (20). Ainda não há informações sobre em qual aeroporto brasileiro essas pessoas vão desembarcar, mas os aviões anteriores foram mandados para o Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, há alguns dias, brasileiros detidos na fronteira começaram a relatar a autoridades consulares terem ouvido informações sobre o voo, pedindo mais detalhes, mas ainda não havia comprovação oficial.

Este tipo de voo fretado foi uma marca da política anti-imigração de Donald Trump e que está sendo mantida por Biden. Essas aeronaves contratadas pelo governo americano chegaram em grande número ao Brasil no ano passado.

Durante a campanha, Biden prometeu um tratamento mais humanitário para os imigrantes que tentam entrar nos EUA sem documento, mas a imigração acabou se tornando a maior crise que o democrata enfrenta até agora.

O fluxo de pessoas que tentam entrar nos EUA sem documentos tem aumentado vertiginosamente, e já é o maior em 20 anos. Por essa razão, a maioria está sendo mandada de volta sumariamente da fronteira ou é presa e enviada de volta algumas semanas após a detenção.

Entre os brasileiros, o número alcançou o pico entre outubro de 2018 e setembro de 2019, quando 18 mil pessoas tentaram entrar sem documentos nos EUA desde o Brasil.

Para tentar frear esse movimento, o governo americano lançou uma campanha nas rádios e TV’s brasileiras falando sobre os perigos da travessia pela fronteira e que é ilusória a ideia de que “todos estão entrando sem fiscalização”.

The post Governo Biden vai enviar avião com deportados brasileiros nesta quinta-feira (20) first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA