Governo deporta 11 mil imigrantes de mais de 30 países após o fim da Title 42

Está enganado quem pensou que o fim da Title 42 na fronteira dos EUA com o México facilitaria a entrada de imigrantes indocumentados. A regra sanitária – que permitia a demissão sumária – acabou no dia 11 de maio e, desde então, 11 mil imigrantes de 30 países já foram deportados. Desse total, 1.100 foram ‘devolvidos’ para o México.

De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Homeland Security (DHS), com as novas regras, os imigrantes que não se enquadram no processo de solicitação de asilo podem, além de serem deportados, ter a entrada barrada por cinco anos. Aqueles que insistirem na reentrada podem ser presos e enfrentarem a Justiça federal.

O governo Biden está destacando o crescente número de deportações para desencorajar aqueles que querem entrar ilegalmente, afirmam fontes ligadas à Casa Branca.

 No início de maio, mais de 10 mil pessoas tentaram entrar no País pela fronteira diariamente. Depois do dia 11, segundo as autoridades, as travessias caíram pela metade, com média diária de 4.400 apreensões. No fim de semana, essas apreensões caíram para 3 mil por dia, 70% a menos que as registradas no início do mês.

As regras para a solicitação de asilo ficaram mais duras para que o governo possa deportar sumariamente estrangeiros que tentarem o benefício. O CBP informou que os agentes processaram mais de 2.700 solicitantes de asilo na fronteira na semana passada. (Com informações da CBS News).

The post Governo deporta 11 mil imigrantes de mais de 30 países após o fim da Title 42 appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA