Governo divulga detalhes do novo passaporte brasileiro: veja o que vai mudar

O novo modelo do passaporte brasileiro foi apresentado, ontem (27/06), pelo governo federal durante um evento no Palácio do Planalto, em Brasília.

Dentre as novidades, segundo o governo, o documento atualizado ficou mais seguro contra fraudes e ganhou um novo visual. O novo passaporte será produzido a partir de setembro. (Veja abaixo mais detalhes das mudanças)

Páginas internas do novo passaporte têm cores e desenhos da fauna e flora brasileira

Páginas internas do novo passaporte têm cores e desenhos da fauna e flora brasileira (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Para a emissão, os procedimentos serão os mesmos, o valor de R$ 257,25 será mantido para o passaporte comum e o documento continua com o prazo de validade de dez anos, informou o governo.

Os viajantes não são obrigados a solicitar outro passaporte apenas para ter o novo modelo. A troca para o documento atualizado será necessária só depois que o documento vencer.

O que muda?

  • A capa continua a ter o brasão da República Federativa do Brasil, que substituiu estrelas do Cruzeiro do Sul, mas agora com um novo design com linhas decorativas.
  • As regiões do Brasil foram homenageadas nas páginas internas, que passaram a ter mais cores e desenhos representando a flora e a fauna dos principais biomas do país;
  • O documento contará com uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa na página de dados pessoais, além da foto colorida tirada na hora de fazer o passaporte;
  • O novo passaporte tem tecnologia antifraude e informações protegidas por um laminado de segurança.

O documento havia passado pela última grande atualização em 2015, quando começou a ser chamado de passaporte eletrônico e passou a ter um chip, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.

Capa do novo passaporte brasileiro volta a ter brasão da República

Nova carteira de identidade

A nova Carteira de Identidade Nacional, também apresentada pelo governo no evento de segunda-feira, não substituirá o passaporte. Isso ocorre porque, conforme as autoridades, o Brasil tem acordos para usar o RG apenas nos países do Mercosul. Já nos demais lugares, o passaporte continua obrigatório.

O Ministério da Justiça informou que a produção do novo modelo, na Casa da Moeda, será realizada em setembro por causa da data do bicentenário da Independência do Brasil.

E você, o que achou do novo modelo do passaporte brasileiro? Conta para gente.

Agradecemos a dica do leitor Rodrigo Aguiar.

Fonte: Melhores Destinos