Governo dos EUA contrata avião maior para mandar brasileiros deportados para MG

O governo dos Estados Unidos vai mandar para o Brasil, nesta quarta-feira (10), mais um avião com brasileiros que tentaram atravessar a fronteira ilegalmente e estão sendo deportados.

A aeronave tem capacidade para 375 passageiros e vai sair de Yuma, Arizona, com destino a Confins.

A nova aeronave que será usada para a deportação de brasileiros é um Boeing 767-300ER, da Omni Air International, empresa que já faz um trabalho de fretamento para o governo dos EUA.

Somente nos primeiros seis meses deste ano, 2.221 foram mandadas de volta ao Brasil em aviões fretados, de acordo do U.S Customs and Border Protection (CBP). O número já supera o do ano passado inteiro, quando 2.122 brasileiros foram expulsos dos Estados Unidos.

O número vem aumentando desde uma mudança na lei brasileira em 2019. Até então, era proibida a emissão de passaportes se o cidadão não pedisse, o que impedia a deportação de brasileiros que se recusassem a solicitar o documento.

Há três anos, o governo de Jair Bolsonaro atendeu a um pedido do então governo de Donald Trump e assinou uma portaria com novas regras, que passou a autorizar as deportações de brasileiros. No lugar do passaporte, passou a ser necessário apenas um atestado de nacionalidade.

Desde a mudança, 68 voos com deportados já chegaram ao Brasil. (Com informações do G1)

Fonte: AcheiUSA