Governo dos EUA deve autorizar 30 mil novos vistos para trabalhadores sazonais

O governo dos Estados Unidos planeja disponibilizar 30 mil novos vistos H2B, voltado para trabalhadores estrangeiros sazonais, ou seja, só trabalham durante a temporada em que há mais demanda de mão-de-obra. As informações são da Associated Press.

Os novos vistos serão disponibilizados ainda este ano. Entre os contratantes está o resort de Trump, o Mar-a-Lago, localizado em Palm Beach (FL). Esse tipo de visto é dado a trabalhadores não rurais e serve para suprir a mão-de-obra escassa. O período máximo que este visto pode ser renovado é por três anos.

Os cerca de 66 mil vistos disponibilizados para este ano fiscal – entre outubro de 2018 e setembro de 2019 – já foram distribuídos e o mercado de turismo, hotelaria e pesca precisa de mais trabalhadores.

A advogada de imigração Renata Castro afirma que o número de brasileiros beneficiados por este visto ainda é baixo por falta de informação.

“O baixo número de brasileiros beneficiados por esse visto se atribui à falta de conhecimento tanto dos empregadores quanto de candidatos da disponibilidade dessa categoria de vistos menos competitiva que o visto H1-B”, diz Renata Castro.

O que é o visto H2B?

O visto H-2B é um visto temporário para trabalho não-agrícola, reservado para funcionários estrangeiros que se enquadram nas seguintes condições:

  • Não há um número suficiente de candidatos ao posto de trabalho nos EUA dispostos a ocupar o cargo, e capacitados para tal;
  • A contratação de funcionários H-2B não impactará adversamente o mercado de trabalho nos EUA para funcionários em posições similares;
  • A demanda na posição é de caráter temporário, independentemente da descrição do cargo como tal;

A imigração determina em detalhe o que caracteriza trabalho temporário. Dentre as subcategorias de trabalho temporário estão:

  • Trabalhos sazonais, em que o posto de trabalho está diretamente atrelado a um evento, como uma colheita, uma estação do ano, ou evento;
  • Trabalhos para época de alta demanda, como é o caso de empresas que tem o seu pico de atividade por volta de certos eventos, como férias, Natal, etc., e precisam complementar o quadro de funcionários para certas épocas do ano;
  • Trabalho de caráter intermitente.

Mais informações no site do USCIS.

Fonte: AcheiUSA