Governo instala alarmes de emergência ao longo da fronteira no Texas

Trinta e dois imigrantes morreram este ano tentando atravessar a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente pela perigosa área de Big Bend, no deserto do Texas. O número é quatro vezes maior que o registrado no ano anterior.

Para tentar conter essas mortes e auxiliar os imigrantes que precisam de ajuda, o US Customs and Border Protection (CBP) está instalando torres com alarmes e faróis movidos a energia solar em pontos estratégicos do deserto.

As torres, de 30 pés de altura, possuem na base imagens e frases simples, em inglês e espanhol, que instruem os imigrantes perdidos, abandonados por traficantes de cartéis, feridos ou que sofrem de desidratação a apertar um grande botão vermelho que alertará as autoridades sobre sua situação.

O primeiro farol foi ativado no condado de Presidio há algumas semanas e já resultou no resgate de 10 imigrantes. “Os outros 29  dispositivos aguardam autorização dos proprietários de terras nas proximidades da fronteira com o México”, disse o agente chefe do CBP no setor de Big Bend, Sean McGoffin.

De acordo com ele, os faróis aumentarão a capacidade dos agentes do CBP de ajudar imigrantes em dificuldades, visto que o setor cobre 532 quilômetros da fronteira. “Quando um farol for ativado, a agência enviará ajuda e também fará a varredura de todas as câmeras próximas para ter uma ideia melhor do que está acontecendo”, explicou.

O aumento nas mortes de imigrantes – principalmente atribuídas a insolação e desidratação – coincide com um aumento sem precedentes da imigração ilegal e presença de traficantes de cartéis na fronteira. Os agentes dizem que prenderam quase 30 mil imigrantes desde 1º de outubro, três vezes mais em relação ao último ano fiscal.

The post Governo instala alarmes de emergência ao longo da fronteira no Texas first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA