Governo prepara 19 mil vagas em abrigos para crianças na expectativa do aumento de travessias pela fronteira

O governo Biden se prepara para o aumento do fluxo de imigrantes na fronteira dos EUA com o México quando chegar ao fim a Title 42, medida sanitária que prevê a deportação sumária de imigrantes.

Fontes ligadas à Patrulha de Fronteira disseram à CBS News que 19 mil novos leitos estão sendo preparados para receber crianças que porventura cheguem com os pais ou desacompanhadas pela fronteira. Até o momento, 14 mil já estão disponíveis e outros 5 mil devem ser disponibilizados até o fim de setembro.

“Hoje temos 8.700 crianças sob nossa supervisão. Esse número chegou a 22 mil crianças há um ano. Nós conseguimos encontrar os pais e responsáveis por esses menores nesse período. Nós estamos nos preparando agora, pois sabemos que esse número pode mudar a qualquer momento”, disse Cindy Huang do Health and Human Services.

O serviço vai também notificar outros abrigos de crianças para que todas sejam acomodadas.

O número de imigrantes detidos na fronteira chegou a 221 mil em março, o maior número em 22 anos. A expectativa é que esse número aumente de forma significativa quando chegar ao fim a Title 42.

Alguns processos na Justiça estão tentando impedir que a medida acabe, mas especialistas afirmam que vai ser difícil segurá-la por muito tempo, já que os casos de covid diminuíram muito nos EUA.

Fonte: AcheiUSA